quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Galinhas como animais sentinelas para picada de flebótomos


A identificação de áreas onde há flebotomíneos próximos de populações humanas pode ser útil para o controle das leishmanioses, já que poderá direcionar os esforços de combate aos vetores.

Já havia sido demonstrado nas áreas endêmicas de leishmaniose que a manutenção de galinhas no peri-domicílio representam um fator de risco para a leishmaniose humana. Embora não sejam susceptíveis à leishmaniose, as galinhas são fonte de alimentação para os flebótomos. O que foi testado pelo grupo do LIP-LIMI foi a possibilidade que a presença de anticorpos contra saliva de flebótomos no sangue de galinhas pudesse servir de indicador da presença de flebótomos no peri-domicílio humano. O estudo demonstra que a presença de IgY (o isótipo de imunoglobulina de galinhas equivalente à IgG de mamíferos) anti-saliva se correlaciona com a presença de flebótomos na área, o que reforça a hipótese do estudo.

Um segundo desafio é saber como obter proteinas de saliva de flebótomo suficiente para testar as numerosas galinhas presentes em diferentes pontos das áreas endêmicas para a leishmaniose. Difícil imaginar tanta gente dissecando glândula salivar de flebótomos para permitir a realização do teste em grande escala. A boa notícia é que proteíans recombinantes têm um bom desempenho para detectar as IgY anti-saliva (veja a figura abaixo).

Para maiores detalhes, leia o artigo completo disponível sem custo (aqui).

Seroconversion of sentinel chickens as a biomarker for monitoring exposure to visceral Leishmaniasis

  • Scientific Reports
     
    3,
     
    Article number:
     
    2352
     
    doi:10.1038/srep02352


Nenhum comentário:

Postar um comentário