terça-feira, 16 de outubro de 2012

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia mostra inovações para desenvolvimento sustentável e justo


A nona edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) vai reunir em eventos por todo o Brasil inovações que podem tornar realidade o desenvolvimento ambientalmente sustentável e socialmente justo. Todos os anos, as ações da semana são promovidas em torno de uma temática de importância social. Para a edição deste ano, o tema escolhido é “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. 

A Assembleia-Geral das Nações Unidas declarou 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos. Além disso, a escolha está em sintonia com as discussões da Conferência sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) - evento promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em junho deste ano, no Brasil. “As pesquisas científicas e tecnológicas, os intercâmbios científicos e o uso generalizado e aberto dos dados e resultados científicos são fatores essenciais para enfrentar estes desafios, tendo em vista os limites naturais do planeta e a necessidade de estruturas socioeconômicas renovadas”, avalia o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp.

Debates - Durante o ano e, principalmente, no período da SNCT, são promovidas e estimuladas atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com esse tema, com debates sobre as estratégias e as mudanças necessárias para uma economia verde que, em conexão com um modelo de desenvolvimento sustentável, contribua para a erradicação da pobreza e a diminuição das desigualdades sociais no País. 

Segundo Raupp, o objetivo é discutir em escolas, universidades, comunidades e locais públicos os diversos aspectos envolvidos no estabelecimento de uma economia verde, bem como os desafios da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social. “Uma educação de qualidade é um elemento indispensável para possibilitar uma formação cidadã adequada para o desenvolvimento sustentável”, diz o ministro.  

Um dos destaques da semana serão os testes da Pegada Ecológica, que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) promoverá em parceria com a Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC). 

Pegada Ecológica é a mensuração da quantidade de recursos naturais que um indivíduo, cidade ou país utiliza para se sustentar, conforme hábitos de consumo e estilos de vida, visando reforçar a conscientização sobre o uso adequado dos recursos naturais, ou seja, a compatibilidade com a capacidade de regeneração do planeta.

Programação 
A programação completa da SNCT, que acontece de 15 a 21 de outubro, está disponível em semanact.mct.gov.br. O evento é realizado desde 2004, no mês de outubro, em todo o Brasil. A coordenação nacional é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Boletim 1636 da SECOM (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário