quarta-feira, 11 de julho de 2012

Heme oxigenase na Escócia


Post de Nívea Luz
O Congresso de Heme oxygenases acontece a cada dois anos e tem a tradição de ser um evento pequeno. Nessa edição o evento aconteceu em Edimburgo –Escócia entre 28 de Maio e 2 de Junho e tinha aproximadamente 160 participantes, de todos os continentes empenhados em discutir seus dados e fornecer excelentes sugestões. O congresso contou com a participação de pesquisadores que já contribuíram para o campo de forma pioneira e também incluiu investigadores que recentemente têm contribuído para o conhecimento de funções desconhecidas da enzima heme oxigenase. Algo bastante relevante sobre essa edição é que os young investigators estavam em evidência na programação. As apresentações que se destacaram dentre os jovens pesquisadores foram as de Aubrey Cunnington (London School of Hygiene and Tropical Medicine) e Barbara Wegiel (Harvard Medical School, Boston). Cunnington trabalhou com uma coorte de crianças com malaria da Gâmbia, o trabalho dele argumenta que o estresse oxidativo dos neutrófilos é necessária para indução de heme oxigenase -1 (HO-1), especialmente na fase aguda da doença, evidenciando assim a associação entre neutrófilos e hemólise em pacientes com malaria o que indica um papel causal para a HO-1. O trabalho de Wegiel demonstra que o monóxido de carbono produzido durante a degradação do heme fornece proteção contra infecções microbianas por um mecanismo que depende da ativação do inflamassoma Nalp-3-caspase 1 e produção de IL-1β. 
O congresso teve ainda diversos PIs apresentando a linha de seus laboratórios e seus novos achados:
  • Gregory Vercellotti (University of Minnesota Medical School, Minneapolis, USA) apresentou dados experimentais de que a atividade ferroxidase da Ferritina-H (FtH) (proteína que seqüestra o ferro) induz HO-1, tem um papel cito-protetor em células endoteliais e inibe vaso-oclusão em camundongos transgenic sickle.
  • Marcelo Bozza (Universidade Federal do Rio de Janeiro-Brasil) proferiu uma excelente palestra demonstrando que em um modelo experimental de infecção por Trypanosoma cruzi  o estresse oxidativo contribui para a replicação do parasita e que ao contrário do que se espera a indução da HO-1 reduz a parasitemia. Os dados de Bozza evidenciam que o ferro livre é requerido para a replicação do parasita, de forma que a indução de HO-1 reduz o parasitismo ao passo que reduz o pool intracelular de ferro necessário para o T. cruzi
  • Miguel Soares (Instituto Gulbenkian de Ciência, Portugal) explanou sobre o potencial da FtH de conferir tolerância em doenças infecciosas. O pesquisador expôs dados de que a FtH é relevante para inibir os efeitos pró-oxidantes da sobrecarga de ferro características de algumas doenças como a malaria. 
  • Ana Zenclussen (University Otto-von-Guericke, Germany) apresentou dados sobre a importância da HO-1 na sobrevivência fetal. Os trabalhos de Zenclussen demonstram que a HO-1 participa na homeostase de heme proteínas e controla os efeitos deletérios da liberação de heme da hemoglobina fetal e maternal, esse efeito protetor depende do monóxido de carbono (CO) que se liga ao heme anulando assim seus efeitos tóxicos.  
O jantar de encerramento do congresso anunciou o próximo congresso de Heme oxigenase que será na Austrália em 2014 e contou também com um gentil memorial ao Professor Fritz Bach (in memoriam), que foi um investigador pioneiro na Harvard que estudou a tolerância a transplantes e contribuiu com o achado de que a inalação de CO em baixas concentrações poderia reduzir ou evitar o dano tecidual decorrente dos transplantes. Além disso, Bach contribuiu também para a formação de diversos investigadores que são hoje muito produtivos e atuantes.
Enfim, o propósito do congresso foi cumprido, 5 dias conversando sobre Heme oxigenase e muitos dados novos foram disseminados e antigos conceitos foram reforçados e desafiados.
O evento contou com uma pontualidade britânica em todas as palestras e foi muito bem organizado. Minha expectativa é que o próximo evento seja também produtivo, conte com uma maior presença de estudantes e ainda mais pessoas procurando por estudar essa enzima tão interessante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário