quarta-feira, 21 de março de 2012

A comparison of two distinct murine macrophage gene expression profiles in response to Leishmania amazonensis infection

Post de Marcia Weber Carneiro

ResearchBlogging.org
Na infecção por Leishmania amazonensis, a linhagem CBA desenvolve lesões graves, sendo susceptível à infecção, enquanto a linhagem C57BL/6 apresenta pequenas lesões, sendo resistente à infecção. No presente trabalho, autores empregaram a técnica de transcriptoma combinada com a análise de redes biológicas para apontar as diferenças nas respostas de macrófagos murinos destas duas linhagens, CBA e C57BL/6.
Para isso, mais de 12000 genes murinos foram avaliados em cada uma das linhagens antes e após a infecção in vitro com L. amazonensis. Os autores identificaram genes diferencialmente expressos entre macrófagos não infectados de CBA e C57BL/6, estabelecendo assim níveis basais de expressão diferencial. Eles então investigaram esta modulação diferencial na expressão gênica através de redes biológicas.
Os genes expressos em macrófagos C57BL/6 e CBA, antes e após a infecção, diferem muito, tanto em número absoluto quanto de função celular. Macrófagos C57BL/6 não infectados expressam genes envolvidos com o caminho de desativação de macrófagos em níveis menores, enquanto genes envolvidos com a ativação da resposta inflamatória do hospedeiro, incluindo apoptose e fagocitose, estavam em níveis elevados. Diversos genes que participam do processo de apoptose também estavam regulados positivamente em macrófagos C57BL/6 infectados com L. amazonensis, sendo relacionados com a capacidade destas células de controlar a infecção. Por outro lado, em macrófagos CBA infectados, os autores encontraram uma regulação positiva de genes relacionados ao metabolismo de lipídeos, sendo compatível com a noção de que L. amazonensis provavelmente modula os vacúolos parasitóforos para que possa sobreviver e se multiplicar no hospedeiro.
Assim, eles demonstraram que os perfis transcricionais de macrófagos não infectados das duas linhagens diferem no que diz respeito ao caminho de ativação de macrófagos. Em resposta à infecção, macrófagos de C57BL/6 (resistentes à infecção) possuem regulação positiva de genes relacionados ao controle da infecção, enquanto células de CBA (susceptíveis à infecção) possuem regulação positiva de genes envolvidos com o metabolismo de lipídeos.

Probst, C., Silva, R., Menezes, J., Almeida, T., Gomes, I., Dallabona, A., Ozaki, L., Buck, G., Pavoni, D., Krieger, M., & Veras, P. (2012). A comparison of two distinct murine macrophage gene expression profiles in response to Leishmania amazonensis infection BMC Microbiology, 12 (1) DOI: 10.1186/1471-2180-12-22

Nenhum comentário:

Postar um comentário