sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Expression Profiling of Human Immune Cell Subsets


Post de Marcia Weber Carneiro

Allantaz F, Cheng DT, Bergauer T, Ravindran P, Rossier MF, Ebeling M, Badi L, Reis B, Bitter H, D'Asaro M, Chiappe A, Sridhar S, Pacheco GD, Burczynski ME, Hochstrasser D, Vonderscher J, & Matthes T (2012). Expression Profiling of Human Immune Cell Subsets Identifies miRNA-mRNA Regulatory Relationships Correlated with Cell Type Specific Expression. PloS one, 7 (1) PMID: 22276136


ResearchBlogging.org
O sangue é um tecido complexo com diferentes tipos celulares, funções específicas e perfis distintos de expressão gênica. Determinar a especificidade da expressão do RNAm nas células sanguíneas é importante para o entendimento do sistema imune e hematopoiético e para caracterização do sangue como uma fonte importante de biomarcadores transcricionais. Além disso, é de grande interesse compreender a dinâmica nas mudanças da regulação transcricional que resultam em diferentes padrões de expressão gênica nos distintos tipos celulares.
Assim, no presente trabalho, autores avaliam o perfil global de expressão de miRNAs em 9 tipos de células imune do sangue periférico (neutrófilos, eosinófilos, monócito, células B, células T CD4, células T CD8, mDCs e pDCs). miRNAs são pequenos RNAs regulatórios que regulam a expressão de genes alvos reprimindo ou degradando o RNAm.
Eles identificaram 4,5 e 9 miRNAs específicos para 1, 2 e 3 tipos celulares, respectivamente. Como exemplo, citamos o mir-31, especifico para células T, e o mir-223, específico para neutrófilos, eosinófilos e monócitos. Em seguida, eles determinaram o perfil de expressão de RNAm nas mesmas células dos mesmos doadores para investigar se os miRNAs específicos para os tipos celulares regularam negativamente seus genes alvos. Eles encontraram 6 miRNAs específicos para os tipos celulares que se correlacionaram negativamente com a expressão de seus genes alvos. Por exemplo, o mir-223 possui 82 RNAm regulados negativamente em monócitos, eosinófilos e neutrófilos. Por fim, para elucidar o papel funcional destes miRNAs, eles construíram redes especificas para o tipo celular dos pares RNAm/miRNAs. Com isso, eles determinaram 2 redes principais; uma que consiste de 9 miRNAs de células da linhagem mielóide, e um com 2 miRNAs da linhagem linfóide.
Assim, os miRNAs possuem papel importante na repressão da expressão de genes envolvidos na regulação transcricional. Eles foram capazes de identificar miRNAs, seu gene alvo, e seu papel em linhagens celulares específicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário