terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Synthetic double-stranded RNA induces innate immune responses similar to a live viral vaccine in humans

Post de Marcia Weber Carneiro


ResearchBlogging.org
Os adjuvantes são críticos para o sucesso de uma vacina. Eles funcionam potencializando a resposta imune através do estimulo do sistema imune inato. Os agonistas de receptores de reconhecimento de padrões microbianos (PRRs) são candidatos promissores a adjuvante em seres humanos. O RNA de fita dupla sintética e a poli-L-lisina (poly ICLC), que mimetiza o RNA de fita dupla, disponíveis para investigação em seres humanos, são adjuvantes de vacinas já testados em animais, com bons resultados. O RNA de fita dupla é um padrão molecular associado à patógenos que ativa o sistema imune. Seu análogo, o poly ICLC, é reconhecido pela MDA-5 helicase RNA citosólico e pelo TLR3 endossomal. Eles induzem IFN-y do tipo I sistêmico.
Além da necessidade de se encontrar um bom adjuvante, é preciso compreender os mecanismos de ação do mesmo. Um dos métodos que vem sendo bastante utilizado é a biologia de sistemas, que permite uma análise global do efeito de uma vacina no indivíduo. Assim, no presente trabalho, os autores buscaram estudar a resposta imune inata em humanos ao RNA de fita dupla sintética estabilizada poly ICLC. Para isso, eles administraram o adjuvante por via subcutânea em oito voluntários saudáveis e avaliaram a expressão gênica de amostras de sangue periférico destes indivíduos através do software Ingenuity.
Primeiramente, eles demonstraram que esta vacina induz o sistema imune inato, regulando vários genes relacionados ao IFN. Os genes associados ao TLR, IRGs e fatores de transcrição como IRF7 e IRF5 foram regulados positivamente, todos resultando na resposta do IFN através da ativação do STAT1, STAT2 e STAT3. A via do inflamossoma também foi regulada positivamente, como o IL1β. Eles também compararam esta vacina com da febre amarela (YF17D) e observaram que vários caminhos do sistema imune inato foram induzidos de maneira similar.
Com isso, os autores concluem que um agonista PRR de poly ICLC é confiável e capaz de mimetizar um micróbio para induzir uma resposta imune inata em humanos.

Caskey, M., Lefebvre, F., Filali-Mouhim, A., Cameron, M., Goulet, J., Haddad, E., Breton, G., Trumpfheller, C., Pollak, S., Shimeliovich, I., Duque-Alarcon, A., Pan, L., Nelkenbaum, A., Salazar, A., Schlesinger, S., Steinman, R., & Sekaly, R. (2011). Synthetic double-stranded RNA induces innate immune responses similar to a live viral vaccine in humans Journal of Experimental Medicine, 208 (12), 2357-2366 DOI: 10.1084/jem.20111171

Nenhum comentário:

Postar um comentário