terça-feira, 20 de dezembro de 2011

The Transcription Factor E4BP4 regulates the production of IL-10 and IL-13 in CD4+T cells

Post de Marcia Weber Carneiro (LIP/CPqGM-FIOCRUZ)

ResearchBlogging.orgA citocina imunoreguladora IL-10 é expressa principalmente por células do tipo Th2, mas também por células Th1 durante a infecção crônica com T. gondi e L. major. Esta citocina pode regular a resposta imune. Já a citocina IL-13, produzida principalmente por células Th2, pode ser produzida por células natural killer (NK), natural killer T (NKT), eosinófilos e basófilos. Pacientes asmáticos, além da produção de IFN-y, produzem maiores quantidades de IL-13. Assim, células Th1 e Th2 podem ser fontes de ambas citocinas.

Já se sabe que a expressão destas citocinas, IL-10 e IL-13, é regulada pelo GATA-3, um fator de transcrição de células Th2. Porém, não foram determinados quais fatores são responsáveis pela expressão destas citocinas em células Th1. O fator E4BP4 regula o desenvolvimento de células NK e de células Th2. Assim, no presente trabalho, os autores buscam determinar os mecanismos de plasticidade destas citocinas, ou seja, como há expressão destas citocinas em células Th1 e Th2. Para isso, eles utilizaram um modelo de camundongos deficientes em IL-4 e IL-4R que possuem uma alta responsividade das vias aéreas. As células T CD4+ foram isoladas do pulmão e do linfonodo mesentérico. Estas células foram estimuladas de diferentes maneiras para geração dos diferentes tipos celulares (Th1 e Th2). Os autores também utilizaram células T CD4+ de camundongos transgênicos para OVA e estimularam, semanalmente, as mesmas com OVA. A produção de citocinas foi então avaliada por ELISA e FACS. A expressão gênica também foi avaliada através da técnica de microarranjo.

Os autores demonstraram que células Th1, NKT e T regulatórias, deficientes em E4BP4, possuem expressão atenuada de IL-10 e de IL-13. A expressão aumentada de E4BP4 desencadeou a produção de ambas as citocinas em células Th1. O E4BP4 também foi capaz de induzir a produção de IL-10 na ausência de GATA-3. O E4BP4 foi capaz de regular a transcrição de IL-10 e IL-13 em células T regulatórias e NKT. Porém, a expressão de IL-13 foi independente do mesmo, pois células Th2 deficientes neste fator não produziram IL-10, mas produziram IL-13.

Portanto, a estimulação antigênica crônica resultou na plasticidade de células Th1, que secretaram citocinas do tipo Th2, incluindo IL-10, IL-13, mas não IL-4 e IL-5. A aquisição da capacidade de células Th1 de produzir estas citocinas foi regulada pelo E4BP4, cuja expressão foi potencializada. Porém, a expressão de IL-13 em células Th2 foi totalmente independente do fator. Assim, os autores concluem que E4BP4 é um fator de transcrição crítico na regulação de IL-10, especialmente em células T CD4+.

Motomura Y, Kitamura H, Hijikata A, Matsunaga Y, Matsumoto K, Inoue H, Atarashi K, Hori S, Watarai H, Zhu J, Taniguchi M, & Kubo M (2011). The transcription factor E4BP4 regulates the production of IL-10 and IL-13 in CD4+ T cells. Nature immunology, 12 (5), 450-9 PMID: 21460847


Nenhum comentário:

Postar um comentário