quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Dia da ciência para a paz e o desenvolvimento


O dia da ciência para a paz e o desenvolvimento (World Science Day for Peace and Development) é hoje. Surpreso? Eu também fiquei. Há muito, todas as preocupações sociais pareciam completamente abandonadas em favor das leis do mercado. A ciência deve se envolver exclusivamente com as empresas, geração de riquezas e coisas afins, é o mantra repetido por muitos.
Felizmente esta dicotomia ingênua parece a caminho de ser superada. A ciência e tecnologia devem se preocupar em gerar riqueza e dar retorno ao grande investimento social feito para obtenção do conhecimento. Contudo, o objetivo não pode ser gerar riqueza para poucos. A ciência, como as outras atividades humanas, deve ter como objetivo maior o desenvolvimento social de forma equilibrada.
Ressalto, porém, que o dia fala também em ciência para a paz. Isto seria uma mudança substantiva. De longa data, a ciência tem contribuído muito mais para a guerra.  As forças militares de vários países investem em vários aspectos científicos e muitos dos terríveis equipamentos bélicos dependem bastante de tecnologia avançada para a sua fabricação. Além destes aspectos, há investimentos importantes em vários temas de biodefesa. Nunca esqueça que o preparo para a biodefesa é uma outra face do bioataque.
Como a ciência poderá contribuir para a paz? Já seria muito não contribuir para a guerra, porém neste aspecto não sou otimista. Os esforços para promover um desenvolvimento social harmônico, para reduzir as desigualdades, a fome e as doenças, levam a um mundo melhor. Será isto a paz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário