segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Debate "Redes Internacionais de Pesquisadores e Redes Sociais na Internet"


Redes Políticas, Econômicas, de Pesquisa, Redes Sociais, as Redes. ..


Transmissão online: www.livestream.com/nextfiocruz


Palestrantes: Professores Carlos Medicis Morel e Nilton Bahlis dos Santos - 
Moderadora: Professora Cláudia Travassos.
Data: Quinta-feira, 17 de novembro de 2011.
Horário: 14 hs às 17 hs
Local: ICICT - Fundação Oswaldo Cruz Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos Rio de Janeiro, Brazil


Você não consegue mais participar de uma reunião política, de negócios ou de pesquisa sem ouvir falar de Redes. Na Fiocruz, com mais de 10.000 funcionários que pesquisam e prestam serviço na área de saúde, elas aparecem com diferentes formas por toda a parte, e ganham importância para responder práticas que se tornam cada vez mais complexas. Porisso, pelo menos dois Grupos de Pesquisa da Fiocruz fazem das Redes uma atividade Central. Um que trabalha com Redes Internacionais de Pesquisadores. Outro que procura incorporar o uso das metodologias e instrumentos trazidos pelas Redes Sociais na Internet, a estas Redes de Pesquisa:

Resumo: Dois Grupos de Pesquisa da Fiocruz fazem das Redes, na Fiocruz, uma atividade Central. O primeiro, e mais antigo, o Grupo de Pesquisa liderado pelo Professor Carlos Medicis Morel, trabalha com a formação de redes colaborativas intra-organizacionais que associam as unidades técnico-científicas com as unidades de produção da Fiocruz, ou o setor industrial nacional ou internacional, visando obter produtos e processos e sua disponibilização para a sociedade. Fortalecimento e expansão de redes de inovação em saúde e das Parcerias para o Desenvolvimento de Produtos (PDPs) para uso na prevenção e controle de doenças, em particular doenças negligenciadas.  O segundo, o Grupo de Pesquisa "Tecnologias, Culturas, Práticas Interativas e Inovação em Saúde” liderado pelo Professor Nilton Bahlis dos Santos, trabalha com Redes em Sistemas Complexos, em particular nas chamadas Redes Sociais na Internet. Estuda o potencial das redes sociais em práticas de pesquisa, educação e saúde e por isso trabalha com metodologias relacionadas a práticas de enxame, estigmérgia humana, com conceitos como “multribuição” e, principalmente, com produção coletiva de conhecimento e práticas colaborativas em pesquisa.Duas experiências diversas que se complementam. Ambas trabalhando, não por acaso, com Inovação, e em particular, na constituição de Ambientes de Inovação.
Para debater sobre estas duas pesquisas sobre Redes, com suas metodologias, com o objetivo de construir novas possibilidades, o Icict, abordagens e experiências diversas, dando continuidade a comemoração de seus 25 anos, o Icict-Fiocruz está organizando o Debate"Redes Internacionais de Pesquisadores e Redes Sociais na Internet" .
Curriculo dos Participantes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário