terça-feira, 27 de setembro de 2011

SBPz 2011 - A Reunião



Post de Marcia Weber Carneiro e Diego Moura Santos (LIP-CPqGM/FIOCRUZ)

XXVII Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology

Organizado pelo SBPz, a XXXVIII Reunião Anual de Pesquisa Básica em Doença de Chagas e a XXVII Reunião da Sociedade Brasileira de Protozoologia ocorreram em Foz do Iguaçu, entre os dias 19 e 21 de Setembro de 2011. O evento contou com a presença de Dr. Samuel Goldenberg (ICC), Dr. Marcello Barcinski (USP), Dra. Lynn Soong (University of Texas), entre outros.

No primeiro dia, o Dr. Samuel Goldenberg ministrou a palestra de abertura do congresso falando sobre um sistema de estudo para diferenciação celular e regulação da expressão gênica em T. cruzi. Para o fechamento do evento, Dra. Aldina Barral (Fiocruz/BA) falou sobre os trabalho desenvolvidos no LIMI/LIP a respeito da interação entre vetor-hospedeiro-Leishmania. Na sua palestra, foram apresentados os resultados dos 10 anos de trabalho nesta área, realizados in vitro, em modelos experimentais e em estudos de campo. No congresso foram abordados diversos temas como: controle de expressão gênica, evolução e epidemiologia, bioquímica e quimioterapia, desenvolvimento de vacina, imunomodulação, biologia estrutural, controle de vetores e biologia celular.

Marcia Weber
Chamou-me a atenção o trabalho do estudante Monte Neto, da UFMG, intitulado: “Comparative Analysis of gene expression profile in antimony resistant and susceptible new world Leishmania species”. Ele juntamente com seus colaboradores avaliaram a diferença de expressão gênica de promastigotas resistentes e susceptíveis ao antimônio das espécies: L. amazonensis, L. guyanensis e L. braziliensis. Os autores encontraram, através de análise comparativa de genes em comum entre as três espécies, utilizando o programa Ingenuity, 168 genes regulados positivamente e 71 negativamente. Eles destacaram a importância da super-expressão das seguintes proteínas: hidrolases, GP63, tripanotiona redutase, ciclofinas e algumas proteínas ABC. As análises sugerem que a presença de mecanismos compartilhados, como da glutationa, da redox homeostase, de proteína e RNA, compensa o desequilíbrio metabólico causado pela droga, nas cepas resistentes. Este estudo é bastante interessante, pois identifica marcadores de resistência.

Outra palestra bastante interessante foi a de Lynn Soong, intitulada “Subversion and Modulation of Host Immunity by L. amazonensis parasites”. Neste trabalho ela mostra que células deficientes em genes relacionados com autofagia, processo de marcação de células e organelas velhas para degradação lisossômica, são menos permissíveis a infecção por Leishmania, pois há um aumento na produção de IFN-gama. Este estudo permite um melhor entendimento da imunopatogênese associada com a infecção.
Enfim, foi uma grande oportunidade para conhecer novos trabalhos.

Diego Moura Santos
Para mim, uma das palestras mais interessantes foi proferida pela Dra. Luzia Helena Carvalho (FIOCRUZ-MINAS), intitulada “Potential hosts biomarkers for Plasmodium vivax morbidity: microparticles and circulating nucleic acids’’. Nesta, a pesquisadora mostrou de maneira muito elegante, a possibilidade de utilizar micropartículas (MPs) (liberadas por células do hospedeiro ativadas ou apoptóticas) e ácidos nucléicos circulantes (CNAs) como biomarcadores de morbidade na malária causada pelo P. vivax. Seus resultados mostraram que: (1) níveis plasmáticos de MPs e CNAs estavam significativamente aumentados em pacientes infectados com P. vivax, quando comparados com o grupo controle não exposto a infecção, (2) MPs e CNAs derivados das plaquetas estavam associados com sintomas agudos da malária causada por P. vivax, e os níveis de CNAs estavam fortemente associados com a morbidade da doença, (3) os níveis de MPs e CNAs diminuem a níveis fisiológicos depois do tratamento com drogas antimalária. Juntos, os dados apresentados pela pesquisadora sugerem o uso potencial destes mediadores inflamatórios como um biomarcador para a morbidade da malária vivax.

Outra palestra interessante foi a ministrada pela Dra. Ana Claudia T. Torrecilhas, intitulada: “Trypanosoma cruzi: trypomastigotes secrete vesicles with proinflammatory virulence factors that enhance cell invasion”. A pesquisadora mostrou que o Trypanosoma cruzi secreta vesículas com fatores de virulência que estão relacionados com a invasão celular. Em um de seus experimentos, camundongos foram tratados com estas vesículas e infectados com Trypanosoma cruzi, apresentando assim, uma exacerbação na carga parasitária e na resposta inflamatória no coração, levando a mortalidade dos animais.

Um ponto forte do congresso foi ausência de palestras ministradas por convidados durante a apresentação oral dos estudantes, possibilitando assim, um público maior nestas apresentações orais.

***Nota pessoal (Camila): Ressalto a qualidade das apresentações orais dos estudantes. Cada vez mais preparados, os alunos de IC e de pós graduação dividiram as sessões com pesquisadores renomados como Albert Tanowitz e Albert Descouteaux e se saíram muito bem! Outro aspecto muito relevante foi a possiblidade dos alunos jantarem com os palestrantes, promovendo uma conversa mais informal e abrindo as possibilidades de interação. Parabéns aos organizadores da Reunião! Em tempo, ano que vem, a Sociedade se encontrará em Caxambu, MG, retomando uma tradição de décadas.

Um comentário:

  1. A reunião cientifica da SBPz, conhecida também como o Congresso de Caxambu, sempre foi considerada uma reunião de nível internacional, elogiada e respeitada pela qualidade do trabalho dos pesquisadores brasileiros que desenvolvem pesquisa nesta área. Na verdade, a pesquisa brasileira em parasitologia e mais especificamente em protozoologia está no topo da produção cientifica mundial. A SBPZ, começou com um pequeno grupo em Caxambu, apartir da reunião de Pesquisa Básica em doença de Chagas em Caxambu. Na minha opnião, isto acontece porque a SBPz valoriza mais o mérito do que outros aspectos como tradição e poitica, muito comum em outras sociedades e isto fica evidente na quantidade de participantes jovens e entusiasmados. Estou quase escrevendo outro Post, mas para finalizar,gostaria de reforçar e apoiar a decisão de Inglês ser a língua oficial da reunião

    ResponderExcluir