quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A fagocitose de neutrófilos apoptóticos induz a diferenciação fenotípica de macrófagos em M2b


Post de Claire Santos

Comentários do Congresso da SBPz - 19 a 21 de setembro de 2011, Foz do Iguaçu 


Fonte: http://www.ucl.ac.uk/~ucbpeal/work.html



Os neutrófilos são a primeira linha de defesa em resposta a infecções. Durante a resposta imune os macrófagos desempenham um importante papel na fagocitose dos neutrófilos apoptóticos, um fenômeno conhecido como eferocitose. Essa fagocitose pode ter características tanto pró quanto anti-inflamatória. 

Nessa palestra, Alessandra Filardy demonstrou como a eferocitose pode induzir a diferenciação fenotípica dos macrófagos. Os macrófagos podem se subdividir fenotipicamente em 3 grupos. O M1 ou classicamente ativado, induzidos pelo IFN-g e associados com a resposta Th1, o M2a ou ativado de forma alternativa, induzidos por citocinas como IL-4 e IL-13 e associados com uma resposta Th2 e o M2b conhecidos como macrófagos regulatórios. Os macrófagos M2b produzem TNF, NO e possuem uma alta expressão de IL-10. A presença desses macrófagos está associada à supressão da resposta pró-inflamatória. 

Foi demonstrado que macrófagos de camundongos C57BL/6, mas não de Balb/c, quando cultivados na presença de neutrófilos apoptóticos se diferenciavam no subtipo M2b, o que se caracterizava pela baixa produção de IL-12 e alta produção de IL-10 e NO. Observou-se também que a presença de NE e a sinalização por TLR4 eram fatores importantes na diferenciação desses macrófagos e que a co-cultivo desses macrófagos M2b com células T CD4+ induzia uma alta produção de IL-4 e IL-10 e uma baixa produção de IFN-g por essas células, caracterizando uma resposta Th2. Uma característica importante da fagocitose de neutrófilos apoptóticos em camundongos C57BL/6 é que ela induz uma resposta pro-inflamatória, o que já foi demonstrado, por exemplo, com a infecção do camundongo na presença de leishmania e neutrófilos apoptóticos, o que resultou na destruição do parasita. No entanto, nesse trabalho foi observado que quando os macrófagos de camundongos C57BL/6 eram cultivados previamente com neutrófilos apoptóticos e posteriormente infectados com L. major, eles se tornavam permissivos a infecção. 

Desta forma, a presença dos neutrófilos apoptóticos poderia influenciar diretamente a resposta imune a leishmania, e a sobrevida do parasita no macrófago estaria associada ao tempo entre a infecção e a fagocitose dos neutrófilos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário