quinta-feira, 14 de julho de 2011

A imunogenicidade da vacina MVA85A contra a tuberculose é reduzida na co-administração com as vacinas do Programa de Imunização Estendidas

ResearchBlogging.org

Post de Elisabete Conceição



Atualmente a BCG é uma das vacinas mais utilizadas em todo o mundo, com 120 milhões de doses administradas todos os anos. A eficácia da BCG em crianças já está bem estabelecida, com mais de 80% de proteção contra as formas graves e disseminadas da tuberculose, incluindo as formas meníngea e miliar. Embora a BCG seja eficaz na proteção contra a tuberculose na infância, a proteção contra a tuberculose pulmonar em adultos é controversa com estimativas de eficácia de 0 a 80%. Por sua eficácia variável, muitos estudos têm se esforçado para desenvolver vacinas que melhorem a resposta imunológica do indivíduo à BCG. Um exemplo é a vacina modificada MVA85A derivada do vírus Ankara. Em estudos experimentais, a vacina MVA85A quando administrada depois da BCG, aumenta a imunidade protetora contra a tuberculose. Em ensaios clínicos esta vacina tem demonstrado ser segura e altamente imunogênica.

Um estudo publicado na Science Translational Medicine em Junho deste ano avaliou a segurança, a imunogenicidade e a interferência da vacina MVA85A nas vacinas do Programa de Imunização Estendidas (EPI) administradas em crianças com quatro meses de idade da Gâmbia. Neste estudo as crianças foram alocadas em 3 grupos (EPI, EPI + MVA85A e MVA85A), receberam as vacinas em baixa dose e dose padrão e foram analisadas quanto a produção de IFN-γ uma, quatro e vinte semanas após a vacinação. Os resultados mostraram que a vacina MVA85A é altamente imunogênica, induzindo uma alta resposta de IFN-γ, mas perde a imunogenicidade quando administrada com as vacinas do EPI (Fig.2).




Os resultados também revelaram que esta vacina não interfere na resposta às vacinas do EPI quando administradas juntas (Tabela 2).





O estudo demonstrou que a MVA85A é segura, bem tolerada e induz uma resposta imune considerada protetora contra o Mycobacterium tuberculosis, além de ilustrar a importância de estudos com novas vacinas que avaliam uma interferência biderecional.


Referência:

Ota, M., Odutola, A., Owiafe, P., Donkor, S., Owolabi, O., Brittain, N., Williams, N., Rowland-Jones, S., Hill, A., Adegbola, R., & McShane, H. (2011). Immunogenicity of the Tuberculosis Vaccine MVA85A Is Reduced by Coadministration with EPI Vaccines in a Randomized Controlled Trial in Gambian Infants Science Translational Medicine, 3 (88), 88-88 DOI: 10.1126/scitranslmed.3002461

Nenhum comentário:

Postar um comentário