sexta-feira, 18 de março de 2011

Artesumato ou quinina para tratamento da malária grave?


A Cochrane Library acaba de divulgar uma revisão sobre estudos para tratamento da malária grave (Artesunate versus quinine for treating severe malaria) por David Sinclair, Sarah Donegan, David G Lalloo da Liverpool School of Tropical Medicine. 
A malária grave causa mais de uma milhão de mortes por ano, a maioria em crianças abaixo de cinco anos de idade, na África. O tratamento é usualmente feito com quinina, mas a busca de um tratamento que resulte me menor mortalidade e maior sucesso no tratamento é desejável. O artesunato é uma das alternativas.
Os autores analisam estudos que comparam artesunato com quinina para o tratamento da malária grave nas seguintes bases Cochrane Infectious Diseases Group Specialized Register, CENTRAL (The Cochrane Library), MEDLINE, EMBASE, LILACS, ISI Web of Science, the metaRegister of Controlled trials (mRCT), relatos de congressos e listas de referências de artigos publicados até novembro de 2010. 
Após aplicar os critérios de seleção e qualidade, reviram oito ensaios que incluem 1.664 adultos e 5.765 crianças.
Treatment with artesunate significantly reduced the risk of death both in adults (RR 0.61, 95% Confidence Interval (CI) 0.50 to 0.75; 1664 participants, five trials) and children (RR 0.76, 95% CI 0.65 to 0.90; 5765 participants, four trials).
Embora o tratamento com artesunato tenha reduzido a mortalidade em crianças e adultos, o tratamento com artesunato aumentou a incidência de sequelas neurológicas no momento da alta hospitalar.  Porém estas sequelas foram transitórias e não observadas no seguimento dos indivíduos.
Considerando tudo os autores concluem que o tratamento parenteral com artesunato é mais efetivo que com a quinina no tratamento da malária grave em crianças e adultos em diferentes regiões do mundo.
Sinclair D, Donegan S, Lalloo DG. Artesunate versus quinine for treating severe malaria. Cochrane Database of Systematic Reviews 2011, Issue 3. Art. No.: CD005967. DOI: 10.1002/14651858.CD005967.pub3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário