sábado, 19 de fevereiro de 2011

A frequência de células T multifuncionais pode ser biomarcador de reativação precoce em modelo de co-infecção TB-HIV



ResearchBlogging.org

A infecção causada pelo Mycobacterium tuberculosis em um estágio assintomático da tuberculose (TB) é classificada como infecção tuberculosa latente (LTBI). Os indivíduos com LTBI têm uma maior predisposição para a reativação e desenvolvimento da doença ativa após a infecção com vírus da imunodeficiência humana (HIV). A TB é uma das maiores causa de morte entre os indivíduos infectados com o HIV e a combinação destes dois patógenos pode levar a uma sinergia que pode ser mortal. Tanto indivíduos com baixa contagem de células T CD4+ ou número de células T CD4+ relativamente preservadas, possuem alto risco de desenvolvimento da infecção primária ou reativação da doença.

Nos últimos anos, uma linhagem de células T tem sido o foco de muitos estudos por expressarem múltiplas citocinas, estas células são conhecidas como células T multifuncionais e têm sido descritas como células envolvidas na proteção contra patógenos intracelulares incluindo HIV, SIV e leishmania. Um estudo publicado no The Journal of Immunology avaliou a resposta das células T em um modelo de reativação da LTBI em primatas não-humanos (Macaca fascicularis) infectados com SIV.

Neste modelo, o estudo mostrou que os animais com reativação precoce da TB na fase aguda da infecção pelo SIV tinham uma alta freqüência de células T CD4+IFN+IL-2+TNF+, alta carga bacteriana e necrose, sugerindo que a proliferação das células T multifuncionais pode estar correlacionada ao aumento dos níveis de antígenos bacterianos, sendo indicadoras da carga bacteriana e não de proteção. As células T CD8+ do sangue periférico destes animais eram positivas para IL-4 e IL-10. Os animais com reativação tardia da TB tinham alta freqüência de células T CD8+ IFN+TNF+ e baixa freqüência de células T CD8+IL-4+IL-10+ durante a infecção aguda pelo SIV, sugerindo depleção de células T CD4+ na reativação tardia e indicando que o balanço da resposta Th1-Th2 pode ser crítico para a manutenção da latência. O estudo também mostrou que a resposta das células T do granuloma divergiu da resposta das células T do sangue periférico, sendo caracterizadas por células T citolíticas distintas das células T do sangue periférico produtoras de citocinas. A divergência na resposta das células T multifuncionais na co-infecção TB-HIV necessita maior entendimento. Os estudos abordando estas células na co-infecção são limitados e este estudo mostra dados que evidenciam as diferenças funcionais das células T do sangue periférico e do granuloma, que podem ser relevantes para o desenvolvimento de vacinas baseadas em células T multifuncionais.

Post elaborado por Elisabete Conceição

Referência: Mattila, Joshua T.; Diedrich, Collin R.; Lin, Philana Ling; Phuah, Jiayao; Flynn, JoAnne L. (2011). Simian Immunodeficiency Virus-Induced Changes in T Cell Cytokine Responses in Cynomolgus Macaques with Latent Mycobacterium tuberculosis Infection Are Associated with Timing of Reactivation The Journal of Immunology : 10.4049/​jimmunol.1003773

Nenhum comentário:

Postar um comentário