quarta-feira, 13 de outubro de 2010

XII Reunião Nacional de Pesquisa em Malária


A XII Reunião Nacional de Pesquisa em Malária foi de muito bom nível. Um programa científico de grande qualidade, excelente organização tudo funcionou muito bem. Luzia Carvalho e Érika Braga merecem os parabéns!  
Foi muito bom encontrar grande amigos que, como sempre, apresentaram trabalhos de altíssima qualidade. Marcelo Jacobs-Lorena apresentou um trabalho excelente sobre o alvo molecular usado pelo Plasmodium para sair da circulação no fígado. Já se sabia que isto se dava pela penetração na célula de Kupfer. Usando uma phage display library ele conseguiu identificar um peptídeo de 12 aminoácidos capaz de interferir com a ligação e entrada do  parasita. São bastante promissoras as perspectivas de vacinação através de um novo alvo. (Na verdade, cheguei após a conferência de Marcelo, mas ele mostrou-ma no computador).
Foi também excelente a conferência de Carolina Barrilla sobre interações entre o parasita e o intestino do vetor. O tema central foi networking por ditirosinacinase memória na resposta imune inata em anofeles. Destacou a importância do neutrofilo demonstrada por transferência da hemolinfa.
Muito boa ainda a apresentação de Ricardo Gazzinelli mostrando que o uso de agonistas de TLR9 previne malária cerebral em camundongos. 
Hernando Del Portillo deu uma conferência de alto padrão sobre a descoberta de antígenos para vacina contra Plamosdium vivax e aproveitou para mostrar um sistema muito interessante de produção de proteínas num sistema de germe de trigo. Além disto, Hernando demonstrou a sua capacidade e animação ao cantar e tocar guitarra e violão muito bem nas atividades sociais.
Fidel Zavala fez um conferencia sobre os linfócitos T CD8+ na malária que foi comentada no SBlogI (aqui).
Muitas outras boas apresentações foram feitas, mas não dá para falar de tudo.
Fotografia feita por mim durante a viagem. Nem a câmara nem o fotógrafo ajudaram Ouro Preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário