sábado, 2 de outubro de 2010

Sexo oral entre morcegos e vida corporativa são estrelas do IgNobel







Texto traduzido enviado por um colega.
"Felação entre morcegos frugívoros prolonga a duração da cópula" é o título do artigo científico que levou uma equipe de cientistas chineses e britânicos a receber o Prêmio IgNobel de Biologia de 2010. Gareth Jones, da Universidade de Bristol, no Reino Unido, deve comparecer ao ao Teatro Sanders, da Universidade Harvard, nos EUA, para receber a honraria na vigésima cerimônia da premiação, que, segundo seus idealizadores, busca chamar atenção para "descobertas que fazem as pessoas primeiro rir, depois pensar".
Outro destaque da premiação é um artigo de pesquisadores italianos que buscaram uma forma de escapar do chamado Princípio de Peter. Proposto pelo psicólogo canadense Laurence Peter, o princípio costuma ser resumido na afirmação de que, em toda hierarquia, os indivíduos tendem a ser promovidos até atingir "seu nível máximo de incompetência".
Por sua vez, o Prêmio IgNobel da Paz vai para três britânicos que confirmaram a crença popular de que gritar palavrões ajuda a diminuir a dor.
Outros prêmios deste ano vão para uma equipe de cientistas britânicos e mexicanos que inventou um helicóptero teleguiado para coletar amostras de secreção nasal de baleias; para dois cientistas holandeses que provaram que um passeio de montanha-russa alivia os sintomas da asma; para duas pesquisadoras neozelandesas que demonstraram que usar as meias para fora do sapato reduz o risco de escorregar e cair na neve; e para três americanos que provaram, por meio de experimentos, que micróbios se agarram a cientistas barbados."


Na foto acima, os laureados aparecem usando uma das invenções vencedora em edição anterior: um soutien que se transforma em máscara contra gases. Três vencedores do Nobel (não do IgNobel) usaram esta máscara na premiação do IgNobel (aqui) do ano passado.


Para saber sobre o Prêmio IgNobel vá ao site Improbable Research (aqui):
"The Ig Nobel Prizes honor achievements that first make people laugh, and then make them think. The prizes are intended to celebrate the unusual, honor the imaginative — and spur people's interest in science, medicine, and technology."


Se quiser indicar algum trabalho para o IgNobel de 2011, siga as instruções 

How to Nominate Someone.



Notícia sobre os Prêmios IgNobel foi dada no Totum também no ano passado (aqui).
Ilustração: Vendo um morcego você entenderá melhor que alguém que estuda felação de morcegos deve receber um prêmio.

Um comentário:

  1. Bem...
    Com uma parceira com dentes como os da foto é natural que o morceguinho faça tudo para não voltar para as preliminares!
    E viva Darwin!

    ResponderExcluir