terça-feira, 5 de outubro de 2010

Semana Nacional de C&T caminha para sua sétima edição

Artigo de Ildeu Moreira e publicado no JC e-mail de 04/10/2010.

"A SNCT tem acontecido desde 2004 com grande êxito, expresso em uma participação entusiasmada e crescente de pessoas, instituições e municípios. É hoje possivelmente o evento de divulgação da ciência que atinge maior dimensão territorial no mundo"

Ildeu de Castro Moreira é diretor do Departamento de Popularização e Difusão da C&T do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Artigo escrito para o "Jornal da Ciência":

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2010 ocorrerá entre 18 e 24 de outubro, com lema central "Ciência para o Desenvolvimento Sustentável". Além de inúmeras atividades de divulgação científica, serão promovidas discussões sobre como pesquisar e utilizar os recursos naturais brasileiros e sua biodiversidade, de forma sustentável e conjugada com a melhoria das condições socioeconômicas da população.

Existe hoje a preocupação em associar crescimento econômico à proteção do meio ambiente, à preservação da vida no planeta e à melhoria da qualidade de vida das pessoas. "Ciência para o Desenvolvimento Sustentável" significa fazer com que C&T sejam fatores essenciais para um desenvolvimento com qualidade, que conjugue as vertentes social, econômica e ambiental. As linhas gerais de uma política de Estado para CT&I voltada ao desenvolvimento sustentável foram debatidas na 4ª Conferência Nacional de CT&I, em maio deste ano. A SNCT 2010 possibilitará a divulgação e discussão dos resultados desta conferência junto à sociedade brasileira.

Por outro lado, a ONU declarou 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade e está estimulando todos os países a buscarem ampliar a consciência coletiva sobre a importância da biodiversidade, por meio de ações em nível local, nacional e internacional. A SNCT 2010 está integrada a este esforço e centenas de atividades sobre este tema serão organizadas em todos os estados, embora as atividades programadas não se restrinjam apenas ao tema principal, abarcando muitos outros.

Entre as atividades da SNCT 2010, destacamos algumas já programadas: tendas da ciência em várias capitais, como Brasília e Rio de Janeiro; atividades nos vales do Mucuri e do Jequitinhonha (MG) e no litoral do Paraná; ações conjuntas em Alagoas e Sergipe, na região do Baixo São Francisco; grande evento de divulgação, iniciação científica e feira de ciência na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Semana Potiguar de C&T que, além de Natal, atingirá municípios do interior do RN, com os programas Pesquisa Vai à Escola e Escola Vê Ciência; um grande saveiro feito de garrafas PET, no Museu de C&T da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador, além da ampliação do evento no interior da Bahia; no Amazonas, atividades em todos os municípios, além de ações conjuntas em Letícia e Tabatinga integrando as atividades da SNCT com a Semana da C&T da Colômbia; em São Luís, acontecerá a 1ª Mostra Científica do Maranhão; muitas atividades ocorrerão em Campinas, São José dos Campos e outras cidades de SP, e na capital paulista estará o caminhão da ciência (Promusit) do Museu de C&T da PUC-RS; no Acre, muitas atividades em Rio Branco, em particular sobre a biodiversidade acreana; em Boa Vista (RR) acontecerá a Reunião Regional da SBPC; diversos concursos estão sendo realizados no país dentro da SNCT, em particular um para crianças e jovens, sobre biodiversidade, numa parceria de museus de ciência (Museu da Vida e MCT-PUC/RS) e o jornal O Globo; várias FAPs estão apoiando atividades na SNCT por meio de editais específicos, como no Tocantins, Maranhão e Sergipe.

As instituições de pesquisa e ensino, secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação, órgãos governamentais, espaços científico-culturais, entidades científicas e tecnológicas e da sociedade civil, empresas, cientistas, professores, pesquisadores, técnicos, estudantes, comunicadores da ciência e todos os interessados estão convidados a participar da SNCT 2010. Solicita-se que as atividades sejam registradas no site da Semana (http://semanact.mct.gov.br), onde podem ser encontradas todas as informações sobre o evento.

Balanço

A SNCT foi estabelecida por um decreto presidencial de 2004. É realizada no mês de outubro sob coordenação do Ministério da C&T (MCT) - por meio do Departamento de Popularização e Difusão da C&T - e com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, escolas, instituições de ensino e pesquisa e entidades da sociedade civil.

Seus principais objetivos são: mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação; mostrar a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país; e contribuir para que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas.

Em cada unidade da federação existem coordenações locais da SNCT. Diversos estados e municípios já criaram suas Semanas Estaduais ou Municipais de C&T articuladas com a SNCT.

São distribuídos, durante a SNCT, 350 mil exemplares do Jornal da Semana. Além disso, DVDs com programas de TV e vídeos de divulgação científica são distribuídos aos estados, dentro da mostra Ver Ciência. Entre 2006 e 2008, CDs com programas de divulgação científica no rádio foram distribuídos nacionalmente. Milhares de livros, folders e cartilhas com temas variados (Santos Dumont, Carlos Chagas, cientistas brasileiros, astronomia, experimentos, prevenção de enchentes etc) foram distribuídos em todo o país. Parcerias para produção/distribuição de material de divulgação foram feitas com revistas como Ciência Hoje das Crianças, Caros Amigos, Revista de História, Raça e ComCiência Ambiental.

Na primeira SNCT, de 18 e 24 de outubro de 2004, realizaram-se 1.840 atividades em 252 municípios. Foram organizadas as coordenações estaduais, com a participação de secretarias, FAPs e instituições de ensino e pesquisa, o que possibilitou a rápida expansão do evento. No Congresso Nacional foi instalada a Subcomissão Permanente de C&T no Senado e criada a Frente Plurissetorial em Defesa da CT&I.

Em 2005, foram realizadas 6.701 atividades, em 332 cidades, entre os dias 3 e 9 de outubro. O lema da SNCT foi "Brasil, olhe para a água!". As atividades destacaram a importância da questão da água e da preservação dos mananciais hídricos.

A terceira SNCT ocorreu de 16 a 23 de outubro de 2006. Foram registradas 8.654 atividades em 370 municípios brasileiros. O tema da SNCT, "Criatividade e Inovação", comemorou o centenário do voo do 14 Bis, cuja réplica voou, emocionando milhares de pessoas, na Esplanada em Brasília. Milhares de atividades educacionais e de divulgação homenagearam, ao longo do ano, o grande inventor brasileiro Santos-Dumont.

"Terra" foi o lema da SNCT 2007 em função da importância das questões globais do planeta (preservação da vida, sobrevivência da espécie humana, estrutura e riquezas da Terra, mudanças climáticas etc). A escolha levou em conta o estabelecimento, pela ONU, do Ano Internacional da Terra. O balanço do evento, de 01 a 7 de outubro, registrou 9.700 atividades, em 390 municípios, com 680 instituições e entidades envolvidas.

Na SNCT de 2008, de 20 a 26 de outubro, foram registradas 10.859 atividades em 445 municípios. O lema da Semana foi "Evolução e Diversidade", em função dos 150 anos da teoria da evolução pela seleção natural e da grande diversidade biológica e cultural existente no país. Neste ano foram realizadas atividades integradas com a Semana de C&T da Colômbia nas cidades de Letícia e Tabatinga.

Em 2009, foram cadastradas 24.978 atividades em 492 cidades. "Ciência no Brasil" buscou valorizar e tornar mais conhecida a C&T produzida no país. Foi discutida a situação da C&T local e nacional. Uma participação muito intensa aconteceu no Amazonas, com atividades em todos os seus 62 municípios. O Ano Internacional da Astronomia foi comemorado: milhares de atividades de astronomia, realizadas na SNCT e ao longo do ano, atingiram cerca de 2,5 milhões de pessoas.

Desafios

A SNCT tem acontecido desde 2004 com grande êxito, que se expressa em uma participação entusiasmada e crescente de pessoas, instituições e municípios. É hoje possivelmente o evento integrado de divulgação da ciência que atinge maior dimensão territorial no mundo. No entanto, há muito ainda a ser feito.

Entre os principais desafios estão um maior envolvimento da comunidade científica e das instituições de pesquisa, a integração mais efetiva com o sistema educacional, a participação maior dos municípios e dos poderes locais (a SNCT atinge atualmente cerca de 10% dos municípios brasileiros) e a ampliação das atividades junto aos setores populares. Além disso, a dinamização e aprimoramento na qualidade da comunicação pública da ciência realizada nos eventos da SNCT, melhorando a interatividade, estimulando a interculturalidade, estreitando a relação da C&T com a realidade da população e estimulando as discussões e debates sobre a relevância e os rumos da C&T em escala local, regional e nacional.

Na recente 4ª Conferência Nacional de CT&I, uma das metas destacadas como importantes para a próxima década, entre muitas ações de popularização e apropriação social da C&T no Brasil, foi o fortalecimento e a ampliação da SNCT. Estes são desafios importantes, nos próximos anos, para essa consolidação, ampliação e aprimoramento."

Nenhum comentário:

Postar um comentário