quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Faculdade de Medicina da Bahia - UFBA


“O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) passou a ser obrigatório para o Curso Médico a partir de 2007.1.”

"As primeiras defesas públicas serão em Dezembro de 2011 (quando esses primeiros Alunos estarão no final do Oitavo Semestre). Assim, é retomada tradição, que prevaleceu entre 1832 a 1928, com a defesa da Tese Doutoral, instituída pela Regência Trina, mas agora voltada à valorização da formação ética-científica." Colaboração do Dr. Tavares-Neto, M.D. Diretor da FMB.
As normas do TCC estão no site do Colegiado do Curso de Graduação - FACULDADE DE MEDICINA

Período
Aluno
Professor
Até 5o semestre
Escolher tema/professor (1)

5o semestre
Elaborar o projeto e preencher o formulário de apresentação do projeto. 
Conduzir a elaboração do projeto de TCC a ser desenvolvido nos 6o e 7o semestre; (2)
Submeter o projeto à Comissão de Avaliação até o final do semestre.
Assinar e conferir nota no formulário.


Enviar o projeto ao Comitê de Ética na Unidade onde será desenvolvido (atualmente todos os projetos em seres humanos- inclusive relatos de casos e retrospectivo também)
6o semestre
Realizar o projeto (3)
Assinar o relatório de desempenho do aluno com NOTA.
7o semestre
Realizar o projeto e APRESENTAR a monografia.
Assinar o relatório de desempenho do aluno com NOTA.
Encaminhar a versão completa do trabalho para a Comissão (4)
8o semestre
Defesa e ajustes;
Se o aluno não defender até o 8o semestre não poderá ingressar no internato.

  1. Seleção do tema e tipo de trabalho: O tema deverá ser de livre-escolha do aluno, desde que na área de saúde e considerando a aceitação e disponibilidade do professor-orientador. Poderá ser: uma monografia, uma revisão bibliográfica, um artigo científico, um projeto técnico de intervenção em saúde, um relatório técnico de experiência em atividade na área de saúde. Outras modalidades poderão ser acrescentadas com a aprovação do Colegiado.
  2. Professor-Orientador: Será considerada a escolha do aluno até o limite da capacidade de aceitação do professor quanto ao número de orientandos. O professor-orientador acompanhará o aluno durante os quatro semestres do TCC (5o ao 8o semestres). ... O professor-Orientador terá uma carga-horária de uma hora semanal por orientando computada como carga didática . Esta carga horária será incluída na proposta oficial de trabalho do docente no respectivo departamento e será registrada no sistema acadêmico. O professor-orientador deverá reunir-se com o aluno por uma hora semanal, será responsável pela freqüência do estudante e deverá avaliar o seu desempenho nas tarefas propostas atribuindo notas;
  3. Atividades obrigatórias do aluno: Comparecer às sessões de orientação (1hora/sem), estar presente em atividades coletivas para preparação de seu trabalho quando solicitado pelo orientador, cumprir as tarefas de elaboração do projeto utilizando a carga horária prevista no currículo (uma hora de orientação e uma hora de estudo/atividade semanais). As tarefas irão depender do tipo de TCC e poderão incluir revisão bibliográfica, pesquisa de campo, atividades laboratoriais, levantamento de dados e redação, entre outras.
  4. Aprovação do TCC: O trabalho em sua versão completa deverá ser finalizado durante o 8o semestre e submetido ao professor-orientador que deverá aprovar o trabalho e a seguir enviá-lo à Comissão até o final do 8o semestre. Se o trabalho for considerado insatisfatório pelo orientador, o aluno estará reprovado no TCC IV e não poderá iniciar o Internato (9osemestre) até que o professor dê a sua aprovação e que o trabalho seja encaminhado à Comissão.
As normas para defesa do TCC devem ser publicadas brevemente pelo Colegiado.
Os enlaces e informações estão corretos na data de sua divulgação neste site (08/09/2010). Visite o site da FMB e do Colegiado de Graduação para verificar possíveis alterações posteriores.

Ilustração: Foto de escadaria da FMB, feita pelo Prof. Fernando Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário