segunda-feira, 12 de julho de 2010

Vitória do time da casa ajuda o governo?


Muitas vezes ouvi comentários sobre a influência que eventos esportivos têm sobre eleições. Achava plausível, desde que a sensação de alegria transmitida pelas vitórias esportivas poderia influir na sensação geral de bem estar. Atém bem recentemente, desconhecia qualquer evidência científica para esta afirmativa. Agora já há. Pesquisadores publicaram no PNAS o artigo Irrelevant events affect voters' evaluations of government performance (10.1073/pnas.1007420107).  Eles usaram os jogos dos times de futebol americano como eventos irrelevantes nas eleições, já o governo não tem responsabilidade nos resultados e não se espera nada do governo em relação a estes resultados. Os resultados confirmam a sabedoria popular. A vitória do time da casa nos 10 dias que precedem a eleição fazem com o partido do governo receba 1.61 pontos percentuais adicionais nas eleições para o senado, a câmara federal ou para a presidência. O efeito foi ainda maior nas vitórias dos times de grande torcida. 
O trabalho é muito bem executado, como esperado de uma publicação no PNAS. Como controles, forma utilizados jogos pós-eleição e para corroborar estes dados os autores realizaram também uma pesquisa de opinião sobre a influência de eventos esportivos sobre aprovação presidencial. Foram analisadas as eleições presidenciais, para o senado e para a câmara federal, nos EEUU, de 1964 a 2008 e analisados os dados de 62 times de futebol universitário das 6 principais divisões do futebol americano. Também foram controlados diversos fatores sócio-econômicos que se associam com o comportamento no voto, como renda familiar e escolaridade, por exemplo.
Há, então, evidência científica de que os eventos desportivos influenciam o comportamento do voto.
Alguns pontos interessantes:
  • Se isto ocorreu com jogos do futebol universitário dos EEUU, qual deve ser a influência de uma vitória na Copa do Mundo?;
  • Logo após ver a foto que ilustra o post, pensei que Zapatero havia lido este artigo. Mesmo que tenha lido, não acho que ele tenha condições de antecipar a eleição espanhola para os próximos 10 dias;
  • Será que a prolongada má fase do Bahia teve influência sobre a decadência eleitoral do carlismo na Bahia?
Ilustração: Foto do El Pais, na fotogaleria da chegada da seleção da Espanha, Campeã Mundial na Africa do Sul.

Um comentário:

  1. Comentário bastante pertinete sobre o EC Bahia... E é interessante observar que as cores do seu rival (de camanha melhor) também fazem parte do atual grupo político.
    Como desenhos prospectivos são mais acurados, vamos ver no futuro (????) essa hipótese se confirma...

    ResponderExcluir