quinta-feira, 15 de julho de 2010

Excelente reunião da LeishVacina 2010 - CYTED


O grupo de pesquisadores do LeishVacina, uma rede iberoamericana de pesquisas de vacina contra leishmaniose, financiado pelo programa CYTED, se reuniu na Praia do Forte (veja o programa). Além dos pesquisadores do grupo participaram dois convidados que trabalham em aspectos relacionados ao tema (os Drs. Oscar Bruña e Fabiano Oliveira) e os estudantes responsáveis por projetos constituintes da rede. Andrezza, reponsável por toda a secretaria da LeishVacina, mais uma vez, foi fundamental para o sucesso da reunião.
Esta foi a última reunião de coordenadores desta rede, cuja atividade formal encerrar-se-á em dezembro deste ano. No CYTED a duração máxima das redes é de 4 anos, não renováveis. Trata-se uma rede bem sucedida, visto que gerou bastante cooperação e atividades conjuntas. As parcerias formadas deverão buscar suporte de outras fontes para a sua continuidade.
O clima de grande cooperação e amizade é um indicador importante do sucesso de integração estabelecida entre os participantes, os quais provem da Argentina, Peru, Venezuela, Espanha, Portugal e do Brasil.
Até dezembro o LeishVacina manterá atividade intensa:
  • Há vários intercâmbios (pasantías) de estudantes previstos;
  • Deverá ser elaborado um livro sobre leishmaniose tegumentar, a ser lançado em 2011;
  • Em novembro deverá ser realizado um workshop para teste de diagnóstico sorologico da leishmaniose tegumentar com uso de antígenos recombinantes, com a participação de estudantes de todos os países da rede onde ocorre a leishmaniose.

3 comentários:

  1. Realmente a interação foi muito boa, conhecemos pessoas, trabalhamos juntos e geramos conhecimento e capacitação. Parabéns a todos. Camila

    ResponderExcluir
  2. Foi um grande prazer poder ir a apreender com voces.
    Oscar

    ResponderExcluir
  3. Foi muito bom mesmo!!!

    O formato de mesa redonda ajudou as discossões, troca de idéias...

    ResponderExcluir