segunda-feira, 14 de junho de 2010

A produção de citocinas afeta amplamente as células do linfonodo


Post de Diego Moura.
A visão corrente é que as citocinas têm um efeito limitado ao microambiente no qual são produzidas.  Neste mês de junho, o grupo de Markus Mohrs publicou na Nature Immunology um excelente trabalho, contestando a idéia de que a ação das citocinas no linfonodo é restrita a algumas áreas, afetando somente as células próximas à fonte produtora (Sustained signaling by canonical helper T cell cytokines throughout the reactive lymph node. Nature Immunology 11, 520–526 (2010) doi:10.1038/ni.1866).
Os autores mostraram que durante a infecção, as citocinas IL-4 e IFN-g, marcadores da resposta Th2 e Th1 respectivamente, afetam todas as células presentes no linfonodo drenante. Na infecção por helminto, ocorre a fosforilação do STAT6 nas diferentes populações celulares (células B, CD4+ e CD8+), e aumento na expressão do receptor de IL-4 (IL4r). De forma análoga, a infecção por protozoários leva à fosforilação do STAT-1 nas diferentes populações celulares, e conseqüente aumento na expressão de MHC-I.
Outro ponto interessante discutido no trabalho é a “promiscuidade” da citocina IL-4. Diferente do IFN-g, a presença da IL-4 altera a resposta de células “naive” e “bystander”, induzindo estas para um perfil Th2 sem a necessidade de seus TCRs (receptor de células T) reconhecerem o antígeno.
Para finalizar, foi mostrado que durante a infecção por helminto, a produção de IL-4 no linfonodo drenante impede o desenvolvimento de resposta Th1 após imunização dos animais com células dendríticas pulsadas com Yersinia pestis. Desta forma, a infecção por helmintos pode ser um problema para o desenvolvimento de vacinas, pois é estimado que 1 bilhão de pessoas estejam contaminadas cronicamente por estes parasitas.
Eles concluem:
"Our results demonstrate that despite localized production, cytokines can permeate a lymph node and modify the majority of cells therein. Cytokine conditioning of bystander cells could provide a mechanism by which chronic worm infections subvert the host response to subsequent infections or vaccination attempts."

Nenhum comentário:

Postar um comentário