sexta-feira, 9 de abril de 2010

Diagnóstico de parasitas com uma lanterna


A proposta é mesmo de fazer diagnóstico com uma lanterna. A lanterna é uma blacklight, o que é, segundo o The Free Dictionary: Black light (also Wood's light) is the common name for a lamp emitting electromagnetic radiation that is almost exclusively in the soft near ultraviolet range, and very little visible light. In many areas this type of lighting is more commonly referred to as simply "UV light". 
Bem, não é só uma black light. Precisa também de um corante, mas o corante é barato. Por outro lado, o diagnóstico pode ser feito para leishmaniose, Doença de Chagas e a tripanosomíase africana.  Esta é indicação do Wired Science para um produto da SRI International que foi apresentado no Congresso da American Chemical Society em 21 de março.
O corante se liga a uma molécula dos tripanosamatídeos, não presente no homem, e o torna fluorescente (veja a figura acima). A vantagem do teste deverá ser a sua facilidade de realização nas áreas endêmicas, por não requerer pessoal especializado em equipamentos sofisticados e ser rápido.
Eu não encontrei no sítio da SRI International referência a trabalhos que tenham avaliado o desempenho do teste. Sem uma avaliação apropriada do novo teste, este deve ser tomado como uma idéia promissora, mas com cautela.
Ilustração: Shine a blacklight on the dye alone, and it is almost perfectly clear. Mix it with a peptide that is produced by parasites, and it will turn fluorescent green./Elizabeth Wilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário