domingo, 14 de março de 2010

Ensinar e aprender


“Mesmo numa tribo selvagem, as competências dos adultos estão muito longe daquilo que os elementos imaturos serão capazes de conseguir se entregues a si próprios. À medida que aumenta o grau de civilização aumenta também a desfasagem entre as capacidades iniciais dos elementos imaturos e os padrões e costumes dos mais velhos. O simples desenvolvimento físico, o simples controle das necessidades básicas de subsistência não são suficientes para reproduzir a vida do grupo. É necessário um esforço deliberado e a tomada de medidas ponderadas de modo que os seres que ao nasceram não têm consciência, sendo mesmo indiferentes, dos objetivos e hábitos do grupo social, tomem conhecimento disso e se tornem ativamente interessados. A educação, e apenas a educação, pode resolver o problema.
A necessidade de ensinar e aprender para assegurar a contínua existência de uma sociedade é, de fato, tão óbvia que pode até parecer que se trata de uma frase feita."
Referência completa: Dewey, J. (1916). Democracy and Education: an introduction to the philosophy of education. Veja o livro completo.
Post visto no De Rerum Natura e reproduzido com pequenas modificações (do luso para o brasileiro).

Um comentário:

  1. Barral, muito interessante o texto e perfeita a charge: que retrato triste e fiel!
    Abraço.

    ResponderExcluir