sexta-feira, 12 de março de 2010

DIREÇÃO DO HOSPITAL COUTO MAIA ESCLARECE SOBRE OS CASOS DE MENINGITES


Nos últimos dias, a população baiana foi informada através dos veículos de comunicação, sobre o total de pacientes internados no Hospital Couto Maia (HCM), com o quadro de meningite. Esta informação, apesar das ressalvas existentes nas diversas matérias jornalísticas, terminou por ocasionar um ruído de comunicação e levando as pessoas a imaginar que o total destas internações foi motivado, especificamente, pela meningite meningocócica C.
Este fato, levou a direção do HCM a emitir esta nota de esclarecimento, na tentativa de corrigir as interpretações equivocadas da referida informação e restabelecer a exatidão das informações prestadas, evitando o pânico na população.
Desta forma, informamos que nesta sexta-feira, no HCM existem 25 pacientes internados por vários tipos de meningites, deste total, quatro pacientes por meningite meningocócica C, sendo três procedentes de Salvador e um do município de Tancredo Neves. A diretora Geral da unidade, Ceuci Nunes, esclarece que o número de internações registradas na unidade não apresenta alteração acentuada, "as ocorrências registradas estão dentro da média histórica da doença e esse tipo de ruído acaba ocasionando na população uma sensação de pânico que precisa ser evitada". Os internados no HCM por meningites apresentam a seguinte distribuição por agente causador: viral (7); meningocócica C (4); fúngica (3); demais bactérias (11).
A direção da unidade também informa que o HCM é referência na Bahia e que recebe pacientes de todos os municípios baianos. Das 25 pessoas internadas, 11 procedentes de cidades do interior e 14 de Salvador, admitidos no hospital nos meses de fevereiro e março. Sobre as afirmações da existência de um surto da doença na Bahia, Ceuci Nunes descarta veementemente, "não existi nenhum critério que dê sustentação a esta informação", afirmou a infectologista.
Ascom - Sesab

Nenhum comentário:

Postar um comentário