terça-feira, 2 de março de 2010

Chocolate, na dieta há 3,4 mil anos, continua bom, bom, bom!


ResearchBlogging.org
A revista Nutrition publicou um editorial (The essence of chocolate: A rich, dark, and well-kept secret; doi:10.1016/j.nut.2009.05.012) altamente positivo sobre as propriedades do chocolate. Citando referência, o artigo diz que o cacau faz parte da dieta humana há pelo menos 113 gerações e é ingrediente de comestíveis há pelo menos 3,4 milênios, pois a teobromina (a molécula assinatura da fruta do Theobroma cacao) foi encontrada em escavações arqueológicas no vale do Ulua, no que é hoje Honduras. “Cacao was probably originally consumed as a frothy, tart-tasting, and mildly alcoholic beverage among the Olmec and Maya.” Provavelmente era usado por seu valor nutritivo (600 cal/100g) mais que pelo sabor, que é o principal motivo de seu consumo hoje (estes arqueólogos dizem coisas que não sei em que se baseiam, como sabem que não era pelo álcool?). 
O artigo expressa bastante entusiasmo: “A relatively modest 6-g portion of dark chocolate, a negligible 30 cal, produces measurable reductions in blood pressure. Mechanistically, the flavonol epicatechin acts as a vasodilator, widening the blood vessels throughout the body, increasing blood flow to the extremities and the brain, and lowering blood pressure.” Não conheço se há estudos que demonstrem se a redução observada na pressão arterial leva a benefício clínico. 
Os principais benefícios, listados lá, são:
  • Redução da pressão arterial com o consumo de 6g de chocolate escuro por dia (devido ao flavonol epicatecina, provavelmente);
  • Redução da ativação de células endoteliais e de plaquetas;
  • Redução de mediadores inflamatórios;
  • Redução da cárie dental (não sei como!, os autores também consideram inesperado, mas citam uma referência);
  • Aumento do fluxo cerebral no homem (será por isto a sensação de bem estar de muitos?).
Não há confirmação que o chocolate leva a alteração do humor ou que cause dependência.
O chocolate é um assunto que tem aparecido com frequencia neste blog.   Na verdade, foi assunto de um dos primeiros posts deste blog, em 17/01/2009, Chocolate e saúde: do Teobroma à ambrosia. Depois divulgamos que o chocolate reduz mortalidade pós-infarto, que o uso do flavonol do chocolate para aumentar a ação de drogas pelo estímulo do sistema imune (um projeto financiado pela Gates Foundation) e a relação de chocolate com aumento da memória, num post de Sérgio Arruda.  O tema chocolate faz sucesso no blog, veja: um chocolate vale mais que R$ 80.000.000,00
Ilustração do artigo referido.
Declaração de potencial conflito de interesse: Passei a minha infância em Ilhéus, na zona cacaueira da Bahia, e gosto bastante da região que teve seu apogeu com o cacau. É possível que o valor dado ao cacau e ao chocolate seja influenciado por isto. Por outro lado não sou proprietário de área lá. O único pé de cacau que possuo encontra-se no quintal em Lauro de Freitas.

McShea, A., Leissle, K., & Smith, M. (2009). The essence of chocolate: A rich, dark, and well-kept secret Nutrition, 25 (11-12), 1104-1105 DOI: 10.1016/j.nut.2009.05.012

4 comentários:

  1. Chocolate também faz muito bem pro cabelo, rs. Que o digam as adeptas da escova progressiva!

    ResponderExcluir
  2. Cada dia gosto mais deste blog mostrando os benefícios do chocolate. Chocolate é realmente tudo de bom! e sem dor na consciência!
    Cláudia

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo plenamente com todos os benefícios do chocolate. Só assim fico sem a consciência pesada quando como a minha porçãozinha diária. E ainda combina com café. Melhor impossível.

    ResponderExcluir
  4. "Cada vez mais os estudos comprovam dos benefícios do chocolate. Estão caindo diversas crenças. Só vale do amargo, com alto teor de cacau. A Bahia ainda produz uma boa quantidade. É preciso incentivar a qualidade, como há em diversos países. Recomendo o livro "Chocolate" de Mort Rosemblum, que faz uma análise muito ampla sobre esse mercado."
    colocado no Facebook

    ResponderExcluir