segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Uma professora no II São Paulo Advanced Immunology Graduate Course (USP)


Post de Claudia Brodskyn
No período de 8 a 11 de fevereiro, aconteceu em São Paulo, na USP, o II São Paulo Advanced Immunology Graduate Course, seguido pelo II Symposium Research Advances and Progress in Immunology, organizado pela Dra. Loudes Isaac, Momtchilo Russo (ambos professores do Depto. de Imunologia da USP) e Dr. Mohamed Daha  (Department of Nephrology, Leiden University Medical Center, Leiden Holanda). 
O Curso ainda contou com a participação dos Professores: 
Dr. Gordon Brown da Aberdeen Fungal Group, Section of Immunology and Infection, Division of Applied Medicine, Institute of Medical Sciences, Foresterhill, University of Aberdeen; 
Dr. Yvette Van Kooyk  da VU University Medical Center, Amsterdã, Holanda; 
Dra. Vera Calich do Depto. de Imunologia da USP, 
Dr. João Santana da Silva,do Depto. de Imunologia da FMRP/USP e eu, 
Cláudia Ida Brodskyn da Fiocruz/Ba.
O formato do curso foi bastante interessante, com uma participação ativa dos estudantes, mesmo durante as manhãs, quando os professores apresentavam seus resultados e aulas. Os estudantes se comunicaram em inglês, o que me pareceu um aprendizado extremamente útil, obrigando-os a formular perguntas neste idioma, e apresentando também os seminários referentes aos artigos escolhidos.
Seria interessante reproduzir alguns aspectos deste curso em nosso meio, por exemplo, a vinda de professores estrangeiros ou de outros Estados do Brasil, certamente, permitiria uma interação com os estudantes, abrindo perspectivas para futuros projetos de colaboração e de pós- doutorado. Há alguns anos atrás, Dr. José Mengel organizou um curso semelhante, baseado nos moldes do antigo curso Yakult, e foi um sucesso total.  Em SP, o curso foi mais compactado e somente alguns aspectos da imunologia foram discutidos, porém, os temas foram atuais e permitiram discussões que ultrapassaram os resultados apresentados.
Infelizmente, não pude assistir todo o Simpósio, mas as conferências de Gordon Brown, sobre aspectos da imunidade inata contra fungos, principalmente relacionadas ao receptor Dectin-1 e de Dra. Yvette Van Kooyk sobre interações de DC com HIV, via DC sign ou Langerin mostraram a importância destes pesquisadores no cenário internacional. Assim, seria interessante fazer um esforço junto a pós-graduação e Fapesb para que estes eventos também ocorram no eixo Norte-Nordeste, trazendo alunos de outras regiões. Estas atitudes contribuirão para o desenvolvimento da Imunologia e novas possibilidades de interação, sem dúvida, serão benvindas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário