terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Novas abordagens para avaliação de impacto das publicações. Conhece o SNIP?


O post poderia se denominar, para além do fator de impacto do ISI. Este tema é frequentemente discutido neste blog. Já abordamos as limitações do uso de citações como indicador de qualidade entre diferentes áreas do conhecimento e do risco do emprego deste indicador para avaliações individuais. Também vimos algumas das dificuldades do uso de citações como indicador de qualidade de artigos científicos, e outros indicadores que têm sido utilizados.
A colega Maria de Fátima Cruz, do IOC - FIOCRUZ, me alertou para uma série interessante de palestras sobre o tema disponíveis na rede.  São apresentações feitas na V Conferencia Internacional APE 2010 - Academic Publishing in Europe, realizada em Berlim, nos dias 19 e 20 de janeiro deste ano.
Há várias apresentações interessantes, mas recomendarei a palestra do Dr. Henk Moed, Universidade de Leiden: SNIP - A new metric for a new era. O novo indicador leva em consideração o potencial de citação da área do conhecimento do trabalho científico. Por isto se denomina Source Normalized Impact Factor (SNIP). Sem dúvida, a redução da influência da área (tanto o seu tamanho quanto o seu padrão de citações) é um avanço no uso de fator de impacto como um indicador de influência do trabalho na comunidade. Uma abordagem deste tipo, se cuidadosa, permitirá avaliações sem violentar o padrão de cada área do conhecimento. 
Outra que vale a pena conferir é a de Jan Velterop (Concept Web Alliance) Measuring is knowing - Or is it?. Ele apresenta dados do workshop Scholarly evaluation metrics, promovido pela National Science Foundation (EEUU) em dezembro de 2009. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário