terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Expressão concomitante de citocinas pró e anti-inflamátorias em biópsia de pacientes com LC


ResearchBlogging.org
Post de Claire Santos
Citocinas e quimiocinas possuem papéis importantes durante a resposta imune, pois atuam tanto no recrutamento quanto na ativação de células. Sabe-se que IL-8 é um fator quimioatático potente para neutrófilos, enquanto que MCP-1 atua principalmente no recrutamento e ativação de macrófagos. Esta quimiocina induz, sobretudo, a geração de óxido nítrico, o que leva a destruição de parasitas intracelulares. A leishmaniose cutânea apresenta um amplo espectro de formas clínicas, não existindo uma clara polarização da resposta imune em Th1 ou Th2 em seres humanos, o controle da infecção parece estar relacionado com uma resposta inflamatória modulada. Neste contexto, citocinas e quimiocinas funcionam como importantes mediadores ou reguladores dessa resposta imune.   
No trabalho: "Evaluation of localized and systemic immune responses in cutaneous leishmaniasis caused by Leishmania tropica: interleukin-8, monocyte chemotactic protein-1 and nitric oxide are major regulatory factors" publicado no periódico Immunology em 2010 (Early view), a expressão de citocinas e quimiocinas foi analisada na lesão dos pacientes com LC infectados por L. tropica.
Esse estudo mostrou a expressão concomitante de citocinas pró e anti-inflamatórias (IFN-γ, IL-1β, TNF- α, IL-8, IL-10 e IL-4) em concentrações elevadas no infiltrado das lesões antes do tratamento. Após o tratamento, entretanto, a expressão dessas citocinas diminuía. Foi demonstrado ainda uma expressão elevada de quimiocinas como MCP-1 e também de iNOS nas lesões dos pacientes, tanto antes quanto após o tratamento. O que, segundo os autores, sugere que o MCP-1 participa da indução dos mecanismos leihmanicidas dos macrófagos através da geração de NO. A análise de imunohistoquimica do infiltrado inflamatório revelou ainda a presença predominante de neutrófilos, correlacionado-se com a expressão aumentada de IL-8. Vale salientar que a elevada produção de IL-8, pode contribuir para a excessiva ativação de células inflamatórias, principalmente de PMN, permitindo a sobrevida e multiplicação do parasita, ocasionando o desenvolvimento da doença.
Assim, o recrutamento de polimorfonucleares e macrófagos associado à expressão de citocinas pró-inflamatórias, como IFN-γ e TNF-α, levaria à ativação dos mecanismos leishmanicidas dos macrófagos contribuindo para a destruição do parasita. Por outro lado, a presença de citocinas anti-inflamatórias como IL-10 contribuiriam com a modulação da resposta imune e diminuição da inflamação.

Kumar, R., Bumb, R., & Salotra, P. (2010). Evaluation of localized and systemic immune responses in cutaneous leishmaniasis caused by

: interleukin-8, monocyte chemotactic protein-1 and nitric oxide are major regulatory factors
Immunology DOI: 10.1111/j.1365-2567.2009.03223.x

Nenhum comentário:

Postar um comentário