quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Células dendríticas. Nada como d’antes no quartel de Abrantes.


ResearchBlogging.org
Post de Cecília Favali
Sabe-se que em resposta aos estímulos inflamatórios as células dendríticas (DCs) passam por alterações morfológicas e funcionais que caracterizam o processo de maturação.  Tal processo é necessário para que ocorra um estímulo eficiente dos linfócitos T nos órgãos linfóides secundários. Uma característica até então estabelecida da maturação das DCs é a diminuição a capacidade de capturar antígenos, especialmente por endocitose mediada por receptor, e fagocitose. Porém, as DCs maturas continuam a formar vesículas recobertas por clatrina sugerindo que tal internalização parece continuar a ocorrer. 
No artigo de Platt e colaboradores (Mature dendritic cells use endocytic receptors to capture and present antigens), o grupo utiliza sistemas de internalização de imunocomplexos via FcRγ e de antígenos associados a anticorpos anti DEC205 em DCs murinas derivadas da medula óssea em belíssimos registros em microscopia confocal. A taxa de internalização e de localização posterior nos compartimentos endocíticos tardios era a mesma em DCs maturas e imaturas sendo aparentemente menos eficiente em DCs maturas. A fagocitose de “beads” cobertas por IgG também não era diferente entre as DCs. Quando expostas a OVA dirigida aos receptores, as DCs maturas eram ainda mais eficientes que as DCs imaturas quanto ao no estímulo de linfócitos T. Uma maior expressão de moléculas coestimulatórias não justificaria tal diferença por ser utilizado um sistema artificial de coestimulação. As DCs maturas também foram eficientes na formação dos complexos MHC- antígeno após internalização mediada por  clatrina ou por fagocitose. 
Num “passado recente” as DCs maturas não apresentavam a capacidade de realizar apresentação cruzada devido a diminuição de internalização de antígenos exógenos. Pois bem, para fechar com chave de ouro, os autores demonstram que as DCs maturas apresentam sim de forma cruzada os antígenos internalizados via receptor, mais eficientemente que as DCs imaturas. E ainda, apresentam uma “reserva” lisossômica de MHC classe II que permite a apresentação dos antígenos e o estímulo de linfócitos T. Fechando o artigo, experimentos in vivo foram realizados e resultados similares foram obtidos. 
Depois dos basófilos apresentando antígenos (Sokol, 2009), agora é o fim dos slides de introdução com “o processo de maturação das DCs se caracteriza por uma diminuição na captura dos antígenos”. Está cada vez mais difícil ser professor de Imunologia nos dias de hoje!


Platt, C., Ma, J., Chalouni, C., Ebersold, M., Bou-Reslan, H., Carano, R., Mellman, I., & Delamarre, L. (2010). Mature dendritic cells use endocytic receptors to capture and present antigens Proceedings of the National Academy of Sciences DOI: 10.1073/pnas.0910609107

Sokol, C., Chu, N., Yu, S., Nish, S., Laufer, T., & Medzhitov, R. (2009). Basophils function as antigen-presenting cells for an allergen-induced T helper type 2 response Nature Immunology, 10 (7), 713-720 DOI: 10.1038/ni.1738

Um comentário: