quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Vencedores do Prêmio Incentivo em C&T para o SUS



O JC Online divulgou o resultado do Prêmio Incentivo em C&T para o SUS 2009
Cinco pesquisadores receberam o total de R$ 55 mil - os primeiros colocados em cada categoria - e 25 receberam menção honrosa
Desde sua criação, em 2002, 198 trabalhos já foram premiados, sendo que 165 receberam menção honrosa e 33 receberam prêmios em dinheiro, consolidando o compromisso do Ministério da Saúde de incentivar a produção científica com potencial de utilização no Sistema Único de Saúde.
No total, foram efetuadas 455 inscrições, 391 em consonância com os pré-requisitos do edital, avaliadas, na primeira fase, por cerca de 200 pareceristas ad hoc, e por Comissão Julgadora na segunda fase, formada por representantes de diversas instituições.
Entre os 97 trabalhos aprovados para segunda fase, cinco pesquisadores receberam o total de R$ 55 mil - os primeiros colocados em cada categoria - e 25 pesquisadores receberam menção honrosa em cerimônia, realizada no mês passado.
Conheça os vencedores em cada categoria:
  • - Categoria Incorporação de Conhecimentos Científicos ao Sistema Único de Saúde: Pedro Jorge Caldas Magalhães, do Grupo PET-Medicina da Universidade Federal do Ceará (campus de Fortaleza), e Islane Maria de Castro Verçosa, do Centro de Aperfeiçoamento Visual Islane Verçosa (Caviv), com o trabalho "Divulgação e Treinamento do teste do Reflexo Vermelho em recém-nascidos como estratégia Política em Defesa da Saúde Ocular Infantil no Ceará".
  • - Categoria Doutorado: Raquel Lima de Figueiredo Texeira, do Laboratório de Biologia Molecular Aplicada a Micobactérias do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz, com o trabalho "Influência da variabilidade genética humana dos genes NAT2, CYP2E1, GSTM1 e GSTT1 na ocorrência de reações adversas hepáticas induzidas pela isoniazida em pacientes com tuberculose ativa".
  • - Categoria Mestrado: Luciana Magnoni Reberte, da Escola de Enfermagem da USP, com o trabalho "Celebrando a Vida: Construção de uma cartilha para promoção da saúde da gestante".
  • - Categoria Especialização: Rômulo Fernandes Augusto Filho, do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Prefeitura de Fortaleza (CE), com o trabalho "Protocolo de Atenção à Saúde de Pessoas Expostas ao Manejo Inadequado de Resíduos Sólidos: um Caminho para a Estratégia da Saúde da Família".
  • - Categoria Trabalho Publicado: Olinda Luiz, do Centro de Estudos de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina do ABC, e colaboradores, com o trabalho "Diferenciais intermunicipais de condições de vida e saúde: construção de um indicador composto".

Os 30 trabalhos premiados estão disponíveis na íntegra para consulta no site: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/ct/premio/index.php
(Com informações do Informe Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário