terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Conflito de interesse na declaração de pandemia da gripe H1N1?

O blog "Vi o mundo" noticia OMS revê regras para declarar pandemias. Hoje o parlamento europeu inicia uma investigação de influencia da indústria farmacêutica na declaração da pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A notícia de exagero na recomendação da OMS já circulava em jornais europeus, como o Guardian Swine flu as elusive as WMD. The real threat is mad scientist syndrome. O El Pais noticia também sobre a possível falta de transparência na recomendação no artigo Gripe y transparencia, e uma interessante entrevista com Salvador Macip sobre o risco de perda de credibilidade das autoridades sanitárias "Si llega una pandemia grave no lo creeremos".
O artigo de Jamil Chade no blog Vi o Mundo diz:  "Hoje, o Parlamento do Conselho da Europa inicia uma investigação para apurar suspeitas de influência indevida de farmacêuticas na OMS. Alguns cientistas da organização teriam constado na folha de pagamento de laboratórios. A acusação veio após a imprensa dinamarquesa obter oficialmente informações de que membros do grupo criado para sugerir medidas à entidade eram cientistas financiados por empresas do setor."

2 comentários:

  1. Cuidado com as notícias do " Fantástico"! A esfera científica é mais sórdida que parece.....

    ResponderExcluir
  2. Segue nova tentativa de envio de link relacionado.
    http://www.youtube.com/watch?v=gKwk8Kq8QXA
    Operación Pandemia
    LVA

    ResponderExcluir