domingo, 13 de dezembro de 2009

Cuidado, a metionina pode encurtar sua vida

O envelhecimento e sua relação com a dieta é um assunto recurrente neste blog. Já tivemos vários tópicos: Idade se vê na cara?, Envelhecimento e sirtuínas, Dieta de baixa caloria, Uma mulher admirável, Magrinhos tremei!, Dieta mediterrânea, A chocolate a day keeps the doctor away.

O conhecimento indicava que a restrição calórica aumenta a vida, em várias espécies, incluindo os macacos. No homem, os dados também sugeriam algo parecido, embora as conclusões sejam menos firmes. A restrição calórica retarda o aparecimento das enfermidades que se relacionam com a velhice. Na verdade doenças como diabetes, câncer e doenças neurogegenerativas parecem causar o envelhecimento. Uma dieta de fome retarda o aparecimento de todas elas. A triste alternativa parecia ser passar fome para ter uma vida saudável mais longa.

Um artigo da Nature do dia 02 de dezembro “Amino-acid imbalance explains extension of lifespan by dietary restriction…”(doi:10.1038/nature08619) contribui bastante para o entendimento da questão. É possível envelhecer bem sem passar fome. O segredo é um ajuste muito equilibrado dos aminoácidos essenciais.

“Adding essential amino acids to the dietary restriction condition increased fecundity and decreased lifespan, similar to the effects of full feeding, with other nutrients having little or no effect. However, methionine alone was necessary and sufficient to increase fecundity as much as did full feeding, but without reducing lifespan. … Lifespan was decreased by the addition of amino acids, with an interaction between methionine and other essential amino acids having a key role. Hence, an imbalance in dietary amino acids away from the ratio optimal for reproduction shortens lifespan during full feeding and limits fecundity during dietary restriction.”

A metionina aumenta a fecundidade, mas a combinação de metionina com outros aminoácidos essenciais encurta a vida. O estudo foi feito na Drosophila, a mosca de fruta, mas os mecanismos que regulam a longevidade estão conservados desde os invertebrados até os mamíferos. Assim, é bastante possível que algo semelhante ocorra no homem. O tipo de proteína consumida seria muito importante para obter um balanço equilibrado de aminoácidos essenciais.

Qual seria uma dieta pobre em metionina, ou normal em metionina e baixa nos outros aminoácidos essenciais? O balanço é complexo. A composição de proteínas dos alimentos varia muito e a composição de aminoácidos também é muito variável entre as proteínas.

Um pouco mais fácil é saber onde há muita metionina: carnes, peixes, castanha do Pará, sementes de sésamo e germén de trigo, por exemplo.

O que fazer? Também não sei, mas parece que comer menos e principalmente menos metionina pode ajudar. O Daily Telegraph parece já saber: “A vegetarian diet could be the key to a long life,” ... extreme diets “just above malnutrition levels” might add an extra 25 years to UK life expectancy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário