sábado, 10 de outubro de 2009

S.Francisco Conde e edital Pró-Saúde

A Prefeitura de São Francisco do Conde deu uma demonstração de reconhecer a importância da ciência na saúde da população. O lançamento do Edital 026/2009 – Pró-Saúde São Francisco do Conde pela FAPESB resulta do investimento, pela Prefeitura, de R$ 2.050.000,00 “em pesquisa que auxiliará no enfrentamento dos desafios que acometem a saúde da população do município, majoritariamente negra.”

Trata-se uma iniciativa que deve ser valorizada, pois o financiamento à pesquisa terá refexos positivos sobre vários aspectos da vida social. Os projetos podem ser em diferentes áreas da saúde, mas tem três aspectos ressaltados: projetos na área determinantes sociais de saúde, saude ambiental e relativos aos problemas que acometem a população negra.

Veja o Edital completo.

Divulgo abaixo trechos da mensagem de Marília Fontoura (Secretária de Saúde) e Marivaldo do Amaral (Secretário de Governo) de São Francisco do Conde:

“Esta iniciativa está em consonância com uma concepção de Gestão Pública centrada nas políticas afirmativas. Numa cidade onde 95% da sua população é negra, as políticas afirmativas não devem passar despercebidas, pois, seguramente, a cidade não alcançará o desenvolvimento sustentável e a respectiva emancipação do seu povo, se continuar norteada por uma leitura eurocentrica do mundo. O objetivo é começar um ciclo diferente no município. Estamos apenas começando!

Esperamos que vcs ajudem na divulgaçao deste edital. A secretaria de saúde do municipio está preparando uma analise da situaçao de saúde do municipio para disponibilizar no site do municipio, ou enviar pra quem solicitar através do email marilia.fontoura@gmail.com. Além disso temos os tres primeiros relatórios de gestão de 2009, os quais poderão ajudar aos que se interessem em apresentar projetos. A Secretaria Municipal de Saude também coloca todo seu quadro de pessoal a disposiçao para ajudar nos estudos e pesquisas. Obviamente que todas as secretarias e orgãos do municipio se colocam a disposição para disponibilizar dados e informaçoes.

Ajudem São Francisco a conhecer melhor os problemas de sua populaçao e a desenvolver politicas públicas voltadas para o equacionamento de seus problemas... Divulguem!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário