sábado, 10 de outubro de 2009

Obama, Prêmio Nobel da Paz


Post de Sérgio Arruda

Barack Obama foi o escolhido deste ano para o prêmio Nobel da Paz. Ele mesmo ficou surpreso. A escolha de Obama gerou uma grande controvérsia incluindo críticas de alguns premiados anteriormente. Veja reportagem do Times de Londres.

Todos parecem concordar que Obama foi eleito pelos americanos e para o prêmio como uma esperança de paz, mas muitos concordam que até o momento ainda são apenas promessas e que o prêmio foi concedido precocemente .

Mas para decidir se Obama era mesmo a melhor indicação é preciso saber quem eram os demais candidatos. Abaixo alguns dos indicados. Se você estivesse no comite do Nobel, qual seria sua escolha?

Denis Mukwege, Congo-Médico, Médico ginecologista que atende mulheres vítimas de estupro no Congo. Ele construiu um hospital com essa finalidade, que depois de destruído pela guerra. Sempre se dedicou a essa causa e sua clinica já atendeu cerca de 21000 mulheres. Saiba mais.


Greg Mortenson, Estados Unidos - Escritor, Muito premiado pelo esforço educational e pela PAZ. Mora no Afeganistão e apesar da Guerra e das ameaças do Talibã constroi escolas para crianças no Afeganistão. Escreveu o livro “ Three cups of tea”. Já pertenceu ao corpo medico militar americano. Saiba mais.


Morgan Tsvangirai, Zimbave-Politico, Depois de perder a eleição para Mugabe aceitou dividir o poder no Zimbave após um acordo. Pode ser essa uma atitude que merece o prêmio

Saiba mais.


Piedad Córdoba, Colombia- Politica, Senadora e mediadora das negociações de paz entre as FARC e governo Colombiano. Neste contexto de mediadora Piedad parece a que mais preenche os critérios. Saiba mais.

Veja a lista de todos os premiados com o Nobel da Paz desde 1901.


Ilustração: Charge de Forges, no El Pais, sobre o Nobel para Obama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário