quinta-feira, 9 de julho de 2009

Em defesa da Plataforma Lattes

A Folha de São Paulo publicou ontem uma extensa matéria sobre problemas na Plataforma Lattes do CNPq. O problema é a sugestão que o sistema não tem confiança e usa muitos recursos públicos.

A Plataforma é um grande avanço para o funcionamento da ciência no Brasil.

A Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) enviou nota à Folha de São Paulo sobre o assunto (veja trecho abaixo). É importante que outras sociedades, instituições e lideranças da comunidade manifestem a sua opinião.

Nota da SBI (trecho final):

“A necessidade da Plataforma Lattes para o adequado crescimento da ciência e tecnologia no Brasil é indiscutível. Reafirmamos a nossa confiança nas medidas que o CNPq tem tomado para reduzir os problemas detectados nas informações disponíveis sobre quem faz ciência no Brasil. Não nos resta dúvida que a comunidade científica brasileira é formada na sua imensa maioria por indivíduos que apresentam dados corretos nos seus trabalhos e nos seus curricula.”


Um comentário:

  1. Parabens ah SBI, temos que defender mesmo a plataforma Lattes. A gestão de Erney Camargo na presidencia do CNPq promoveu uma ampla melhoria nos dados da plataforma Lattes, através de um compromisso formal sobre a correção dos dados, e que foi firmado pelos pesquisadores.

    Ademais, a plataforma Lattes não eh diferente de uma artigo cientifico. A ciencia como um todo eh uma instituição delicada, que repousa sobre a responsabilidade dos pesquisadores pela verdade daquilo que eles transmitem.

    Infelizmente, sempre haverá fraudes em artigos cientificos, assim como sempre haverá fraudes nos curricula de uma minoria (creio que bem minoria mesmo) de pesquisadores, ou pseudo-pesquisadores. No entanto, um dia eles são pegos.

    George

    ResponderExcluir