quarta-feira, 22 de julho de 2009

Avaliar a universidade pelos salários dos ex-alunos?

Se a função da universidade é formar bons profissionais e se bons profissionais ganham mais.... então a proposta de avaliar as universidades pelos salários obtidos pelos seus ex-alunos pode fazer sentido. Não estou tão seguro que a fórmula seja tão simples, mas parece que muita gente pensa ser possível a avaliação com este método. O Ranking de Escola de Minas de Paris e o da Payscale, liberados recentemente, usam esta abordagem.

L'Ecole des Mines de Paris divulgou esta semana a terceira versão do seu Professional Ranking of World Universities. Ele é baseado exclusivamente no número de Chief Executive Officer (CEO) das 500 maiores companhias da lista da Fortune. A Universidade cujo egresso é um CEO de uma destas companhias recebe um ponto. Caso haja dois CEOs, cada Universidade recebe 0,5 ponto. No caso do CEO haver cursado duas Universidades (graduação e pós-graduação, por exemplo) cada instituição recebe 0,5 ponto.

As cinco primeiras Universidades nesta lista são: Univ. de Tóquio, Harvard, Stanford, Waseda e Seul.

Quanto aos países, EEUU, Japão, França, Coreia do Sul e Reino Unido ocupam os cinco primeiros postos. Considerando as 62 primeiras instituições, o Brasil fica empatado em 10o lugar com outros países que possuem apenas uma universidade entre as 62 primeiras. Considerando o total de pontos obtidos pelas Universidade de cada país, o Brasil ocupa o 17 posto, juntamente com Taiwan.

A primeira universidade brasileira a aparecer na lista é a UFBA, alma mater de José Sérgio Gabrielli de Azevedo, CEO da Petrobrás. A UFBA recebe meio ponto, pois Gabrielli fez PG na Boston Univ. Posteriormente aparecem USO e Mackenzie, origem dos dois CEOs do Bradesco. A Fundação Armando Álvares Penteado que formou o CEO da Vale também aparece, além de outras e de repetição da USP (que no total soma dois pontos).

Como todo sistema de classificação, há viés. Um deles é apontado “The Paris rankings do correlate quite well with others indicating they are measuring some sort of quality. However, the performance of French, Japanese and Korean schools may say more about the recruitment and immigration policies of their countries than anything else.”

O PayScale, um site que coleta dados de salários, divulgou, no dia 20/07, uma grande base de dados: PayScale College Salary Report. Além de outras listagens, há o Salary Potential By School Type.


PayScale

Click image for full methodology.

Não conheço nada parecido com dados do Brasil, mas imagino que não demorará a aparecer algo do gênero.


Nenhum comentário:

Postar um comentário