quinta-feira, 4 de junho de 2009

Post de Sarah Falcão

O “Curso e simpósio de Imunidade Inata, inflamação e adjuvantes”, organizado pela Dra. Maria Bellio, professora do Centro de Ciências da Saúde (UFRJ), ocorreu no citado Centro durante duas semanas, no período de 27 de Abril a 8 de Maio de 2009. Muito bem planejado e desenvolvido, inicialmente propôs-se a introduzir os assuntos que seriam discutidos no simpósio, com explanações de diversos professores da UFRJ e convidados sobre aspectos da imunidade inata e inflamação. Entre os convidados, esteve o Prof. Peter Tobias do The Scrippes Institute, Califórnia, EUA, que além de falar sobre a aplicação da técnica de complementação dos fragmentos da beta-lactamase e o pathway do TLR/MyD88, reproduziu-a em conjunto com a Drª Maria Bellio.

No experimento, pudemos observar a interação da enzima beta-lactamase com o TLR4. A beta-lactamase permite a dimerização do TLR4 com o MyD88. Ao provocar o seu bloqueio com clavulanato, pudemos constatar sua inativação pela alteração da fluorescência emitida. As amostras foram adquiridas no citômetro do CCS, aparelho que permite ler até nove fluorescências. A parte prática encerrou-se com uma discussão entre os estudantes e o Prof. Peter Tobias, sobre como esta técnica poderia ser aplicada no trabalho de pesquisa de cada participante, além de ser entregue um texto sobre o assunto, escrito individualmente, como forma de avaliação.

Por fim, na terceira e última etapa do curso, ocorreu o simpósio internacional, que contou com a participação de muitos pesquisadores como Fernando Cunha, Cristina Barja-Fidalgo, Claudia Benjamim, Hugo Castro Faria Neto, todos tratando sobre sepse. Para falar de receptores TLR e NLR em doenças infecciosas, estavam presentes Patricia T. Bozza, Julio Scharfstein, e Dario Zamboni. Christianne Bandeira-Melo, Pedro P. Elsas, Marco Aurelio Martins e Patricia Silva Martins falaram sobre doenças pulmonares, asma e alergia. Participaram também do simpósio George A. dos Reis, Claudia Brodskyn e Elvira M. Saraiva falando de neutrófilos em Infecções por Tripanosomatídeos. Sobre aspectos da imunidade inata e imunomodulação discursaram João Santana da Silva, Adriana Bonomo, Marcelo Bozza, Maria Bellio e Mauricio M. Rodrigues. O simpósio contou ainda com a participação de pesquisadores estrangeiros como: Fabio Re da University of Tennessee, Memphis, TN, USA, Thomas C. Mitchell da University of Louisville, KY, USA e Peter Tobias. Por fim, o simpósio foi encerrado com uma emocionante homenagem póstuma à Profª Vera Lúcia G. Koatz, que foi professora do Centro de Ciências da Saúde, e um delicioso coquetel.

Após o encerramento desse curso, como já estava no Rio de Janeiro, participei do curso muito bem descrito em post anterior por Jaqueline e Deboraci, que foi muito enriquecedor também.

Ilustração

Nenhum comentário:

Postar um comentário