quarta-feira, 27 de maio de 2009

Innate immunity, inflammation and adjuvants: curso/ simpósio internacional

Post de Claudia Brodskyn

Dra. Maria Bellio, Professora do IMPPG da UFRJ coordenou no período de 06 a 09/05 este curso/simpósio sobre imunidade inata, inflamação e adjuvantes. Participaram os alunos de Pós-graduação, sendo a maioria do Rio de Janeiro, mas também estavam presentes estudantes de alguns outros Estados, como a Bahia. Deboracy Prates, Jaqueline França e Sarah Falcão (LIMI e LIP) participaram do curso, o que significa que estávamos muito bem representados. Maria proporcionou um encontro muito produtivo e agradável, porque além do conteúdo científico de excelente qualidade, foi uma grande oportunidade para rever alguns amigos e conhecer outros.

Dentro dos temas principais foram discutidos vários aspectos relevantes e atuais, como sepse, receptores TLR e NLR, asma e alergia, neutrófilos em tripanosomatídeos, imunidade inata, imunomodulação e finalmente vacinas. Estiveram presentes vários professores do Rio de Janeiro, como Cláudia Benjamin, Christina Borja Fidalgo, Julio Scharfstein, George A. DosReis, Marcelo Bozza, Patrícia Bozza, Adriana Bonomo, Chrisitianne Bandeira-Melo, além de Dario Zamboni, Fernando Cunha e João Santana de Ribeirão Preto, Maurício, Rodrigues da UNIFESP, e eu aqui de Salvador. Houve também a participação de pesquisadores estrangeiros como Peter Tobias (The Scripps Institue, Califórnia) que mostrou resultados sobre inflamação na arterioesclerose, onde ocorre o envolvimento de TLR2 na formação da placa. Fabio Re, da Universidade do Tennessee, em Memphis, nos mostrou uma revisão e dados recentes sobre adjuvantes necrose e ativação do inflamassoma NLRP3. Thomas Mitchell da Universidade de Louisville, Kentuchy, mostrou a ação do adjuvante monophosphoryl A ea sinalização via TLR4.

Durante a realização do curso, tive oportunidade de conversar com Maria e propus a ela realizarmos este tipo de curso anualmente, porém, em diferentes Estados. Assim, estamos programando a possibilidade da realização deste curso o ano que vem (2010) em Salvador. Desta forma, nossos alunos poderiam participar e conversar com estes professores e pesquisadores, possibilitando maior troca de informações e idéias. Anotem nas agendas!!!


Ilustração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário