terça-feira, 28 de abril de 2009

Cem anos da Doença de Chagas



Por ocasião dos cem anos da descrição da Doença de Chagas, a FIOCRUZ preparou um portal com bastante informação sobre o assunto. Veja alguns trechos abaixo.

“Em Lassance, Chagas empreendeu exames sistemáticos de sangue nos moradores. Ao examinar animais domésticos, verificou a presença do T. cruzi no sangue de um gato. No dia 14 de abril de 1909, encontrou finalmente o parasito no sangue de uma criança febril. Em nota prévia publicada no Brasil Médico, uma das principais revistas médicas do país, anunciou a descoberta:

“Num doente febricitante, profundamente anemiado e com edemas, com plêiades ganglionares engurgitadas, encontramos tripanossomas, cuja morfologia é idêntica à do Trypanosoma cruzi. Na ausência de qualquer outra etiologia para os sintomas mórbidos observados e ainda de acordo com a experimentação anterior em animais, julgamos tratar-se de uma tripanossomíase humana, moléstia ocasionada pelo Trypanosoma cruzi, cujo transmissor é o Conorrhinus sanguissuga.”

Aos 22 de abril, ao mesmo tempo em que o Brasil Médico trazia em suas páginas a descoberta feita no norte de Minas, o feito foi comunicado, em sessão da Academia Nacional de Medicina, por Oswaldo Cruz, que leu um trabalho escrito por Chagas. A imprensa deu destaque ao episódio, reverenciado como uma das “glórias de Manguinhos”.

Carlos Chagas e a descoberta de uma nova tripanossomíase humana

Simone Petraglia Kropf, Casa de Oswaldo Cruz,


“Durante o trabalho que vinha desenvolvendo no combate à malária na área de Lassance, Minas Gerais, Carlos Chagas encontra uma nova forma de tripanossomo ao analisar o sangue do sagüi Callithrix penicilata, descrevendo-o como Trypanosoma minasense em 1908 (o trabalho foi publicado no Brazil-Medico em 1908 e em 1909 no Archiv für Schiffs- and Tropenhygiene, na Alemanha). Meses antes da descoberta de Chagas, outro tripanossomo de macaco sul-americano tinha sido descoberto por Herbert von Berenberg-Gossler enquanto procurava parasitos da malária no macaco amazônico Brachyurus calvus, vulgarmente conhecido como cacajao. A esta nova espécie, Berenberg-Gossler denominou Trypanosoma prowazeki em homenagem ao protozoologista tcheco Stanilas von Prowazek.

A descoberta do Trypanosoma cruzi e os estudos sobre tripanossomos no início do século XX

Magali Romero Sá, Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz

Imagens: Carlos Chagas e o original do manuscrito publicado nas Mem. Inst. Oswaldo Cruz; 1(2):159-218, ago. 1909.


Nenhum comentário:

Postar um comentário