terça-feira, 28 de abril de 2009

Aumento de doutores na indústria brasileira

O Inovação UNICAMP divulga que “A indústria de transformação brasileira ampliou a contratação de mestres e doutores empregados em atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) entre 2003 e 2005, de acordo com os dados da Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica (Pintec), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada unicamente naqueles dois anos. O resultado foi obtido pela análise dessas informações feita pelos pesquisadores André Furtado, Silvia Angélica Domingues e Sabine Righetti, do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências (DPCT-IG) da Unicamp. O número absoluto de doutores empregados em P&D nas empresas inovadoras da indústria de transformação passou de 681 em 2003 para 1.189 em 2005; o número de mestres ocupados em P&D passou de 2.387 para 3.132.”

O trabalho "A ampliação dos recursos humanos em P&D na indústria" foi publicado na revista Conhecimento e Inovação em 2009.

Os setores da indústria que mais empregaram doutores e mestres foram o químico, o de equipamentos médico-hospitalares, o de produção e refino de petróleo, o de produtos alimentícios e bebidas e o de material eletrônico e aparelhos e equipamentos para comunicações.

O maior crescimento ocorreu no setor de equipamentos médico-hospitalares, mais ainda tem uma frequencia muito baixa (0,21% em 2005).

Chama a atenção que setores de alta tecnologia apresentaram comportamento contrário. O setor aeronáutico, no qual o Brasil detém posição de destaque, possui um percentual de doutores muito baixo....."Isso tem uma explicação bastante óbvia. Na realidade, as empresas que têm atividade de P&D no Brasil fazem mais desenvolvimento do que pesquisa. Então não precisam tanto de doutores", apontou André Furtado em entrevista a Inovação.

Apesar do aumento, o nosso índice de mestres e doutores no setor industrial ainda é muito baixo para os padrões internacionais. Esperemos que a tendência de crescimento continue.

Ilustração: Dados da NSF (EEUU) Bureau of Labor Statistics.

Nenhum comentário:

Postar um comentário